< Voltar

Consumir cascas de alimentos pode trazer benefícios à saúde

Publicada dia 23/10/2017 às 10:00:43

Tiffany Pancas

consumir-cascas-de-alimentos-pode-trazer-beneficios-a-saude


A sociedade é preenchida por hábitos culturais que podem mudar ou não com o tempo. E o costume de retirar a casca dos alimentos não parece ter sido modificado com o passar dos anos. Essa prática ainda ocorre de modo tão automático que a maioria das pessoas nem pensa antes de descascar as frutas, legumes e verduras.

Muitos não gostam da textura das cascas, outros retiram toda parte externa do alimento por conta do agrotóxico. No entanto, a nutricionista Ana Laura Saia Cavasini explica que o ato não nos deixa livre de agentes nocivos. O que se pode fazer é lavar os alimentos e tentar retirar o excesso, mas o fato é que não elimina totalmente, uma vez que os agrotóxicos penetram dentro do alimento.  “O que se pode fazer é consumir os alimentos orgânicos, ter uma alimentação rica em fibras, e uma boa higienização das verduras e frutas com água corrente e hipoclorito”, indica.

De acordo com Ana Laura não há contraindicação no consumo de cascas já que são ricas em fibras, vitaminas, mineiras e antioxidantes. Mas é possível que algumas pessoas apresentem alergia do próprio agrotóxico que contém na casca, por isso o ideal é consumir alimentos da safra e orgânicos.

Ela ainda afirma que as cascas favorecem o bom funcionamento do intestino, a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue. “Além de ajudar no controle do nível de açúcar no sangue, também contribui na prevenção de câncer e das doenças cardiovasculares”, completa.

Confira alguns benefícios do consumo de cascas, segundo Ana Laura:

Maracujá- a farinha da casca do maracujá é rica em pectina, fibra solúvel, que aumenta a saciedade e ajuda a normalizar os níveis sanguíneos de insulina e glicose.

 Maçã – contém pectina e fibras que favorece o bom funcionamento do intestino.

Pêra – rica em vitamina C, vitamina A e fibras, que fortalecem o sistema imunológico.

 Cítricos (casca de laranja, mexerica, limão) – Ricos em flavonoides (antioxidantes), são diuréticos, digestivos, previnem o câncer e diminuem os níveis de colesterol.

Abacaxi: contém bromelina, enzima que protege o estômago e ajuda na digestão das proteínas.

Berinjela: contém ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, fibras e antocianina, que é um antioxidante que combate os radicais livres e previne o envelhecimento.

Jabuticaba- contém antocianina, que auxilia na prevenção e tratamento do câncer.