< Voltar

Unitare promove 2º Simpósio sobre Autismo

Publicada dia 13/11/2024 às 17:27:22

unitare-promove-2-simposio-sobre-autismo

Romano Paschoarelli


No dia 22 de novembro, será realizado o 2º Simpósio sobre Autismo, promovido pelo Núcleo Unitare, uma clínica especializada em infância e adolescência que atua com autismo e outros transtornos do desenvolvimento. O evento será gratuito e acontecerá na sede da ACE Santa Cruz, às 19h30. Com o objetivo de informar e apoiar familiares, educadores e profissionais da saúde, o simpósio contará com a presença de especialistas na área, abordando temas centrais sobre o autismo desde a infância até a vida adulta.

A neuropsicóloga Juliana Pozza, analista do comportamento, destacou a importância de oferecer ao público informações atualizadas e baseadas em evidências científicas. “Nossas crianças crescem, e, como profissionais especializados, é nosso dever trazer informações de qualidade para os familiares e para os profissionais tanto da educação quanto da saúde,” afirma Juliana. Ela salienta que a conscientização sobre o autismo é essencial, principalmente diante do aumento de diagnósticos nos últimos anos e das demandas por inclusão e suporte adequado.

Entre os temas, estão alguns dos desafios que muitos familiares e profissionais enfrentam, como o tempo excessivo de uso de telas por crianças e adolescentes, comportamentos inadequados e crises, além da abordagem de tópicos sensíveis, como a sexualidade no autismo.

A neuropsicóloga ressalta que o evento é uma oportunidade para aqueles que buscam mais informações sobre o autismo e o desenvolvimento de estratégias eficazes no dia a dia. Segundo ela, o simpósio foi pensado tanto para os que lidam com os desafios do autismo em casa quanto para os profissionais que acompanham essas crianças e adolescentes. “Desde o diagnóstico, é fundamental entender que estamos trilhando um caminho de desenvolvimento, não uma sentença,” reflete Juliana.

O simpósio da Unitare reflete uma necessidade crescente na região, onde muitos familiares encontram barreiras no acesso a tratamentos especializados. O evento, portanto, busca preencher essa lacuna, trazendo informações práticas e acessíveis para que a comunidade de Santa Cruz do Rio Pardo e cidades vizinhas esteja cada vez mais capacitada para lidar com o autismo.