Jornal Atual
< Voltar

Politicas da Redação

Propriedade e Financiamento

De propriedade privada a empresa se financia através de espaços pagos no jornal impresso, site e redes sociais que são negociados caso a caso com cada empresa interessada e variando a demanda e tempo de contrato. Todo conteúdo pago recebe selo, marcação ou delimitação de espaço para diferenciar de conteúdo jornalístico.

Em hipótese nenhuma a empresa aceita verba para retirar, refazer ou fingir conteúdo jornalístico publicado.

 

Erramos

O Atual retifica com presteza e sem eufemismos os erros constatados. São exceções os erros irrelevantes de gramática, remissão/link, edição, digitação e em nome próprio. A Redação deve ser informada sobre equívocos e respectivas correções, bem como decidir se a errata deve ser publicada.

Nas plataformas digitais, corrija prontamente o conteúdo, informe no fim do texto original que houve alteração e adicione o conteúdo correto e as informações retificadas.

O leitor pode fazer uma comunicação de erro através do WhatsApp 14 3372-0679, online 24 horas.

Se tiver havido erro em vídeo, este deve ser reeditado com a correção do conteúdo e a inclusão de informação sobre a retificação. Corrija também os textos nos quais o vídeo estiver embutido.

No caso de transmissão ao vivo, o jornalista deve fazer a correção de imediato, oralmente, caso perceba o equívoco a tempo. Do contrário, adote o mesmo procedimento para erro em vídeo.

Deve-se atribuir a responsabilidade do erro a assessoria de imprensa ou departamento de comunicação quando, sendo as únicas fontes disponíveis, tenham repassado informação incorreta.

 

Ética

Conquistar a confiança do leitor constitui tarefa árdua; perdê-la é fácil. É direito do leitor cobrar um jornalismo de qualidade, que seja objetivo e preciso, que se mantenha independente e crítico e que garanta espaço ao contraditório e a pontos de vista divergentes. É legítimo que se levantem questionamentos toda vez que o comportamento do jornal ou de seus profissionais pareça proteger interesses outros que não os dos leitores.

Editores, repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e colunistas devem ter consciência de que a atuação do jornal e de seus integrantes está, mais do que nunca, submetida ao escrutínio público permanente.

Conflitos de interesses, militância política e ideológica, falta de transparência na apuração, relações pouco profissionais com fontes, uso de expressões incorretas ou imprecisas e abordagens equivocadas, lenientes ou sensacionalistas solapam a confiança no veículo. Por sua própria natureza, a atividade jornalística frequentemente implica decisões sujeitas à controvérsia.

 

Verificação de fatos

Sob o pressuposto de que a difusão de informações confiáveis e opiniões qualificadas estimula o exercício da cidadania e contribui para o desenvolvimento das ideias e da sociedade, o Atual declara compromisso com os seguintes princípios.

- Confirmar a veracidade de toda notícia antes de publicá-la;

- Praticar um jornalismo que ofereça resumo criterioso e atualizado do que acontece de mais relevante em Santa Cruz do Rio Pardo e região com ênfase na obtenção de informações exclusivas;

- Priorizar temas que, por afetarem a vida da coletividade ou de parcelas expressivas da população, sejam considerados de interesse público;

- Abordar os assuntos com disposição crítica e sem tabus, no intuito de iluminar problemas, apontar falhas e contradições, questionar as autoridades públicas e os poderes privados, sem prejuízo de buscar conteúdos proveitosos ou inspiradores;

- Obrigar-se a ponderar os argumentos da parte acusada e, publicando uma acusação, garantir espaço ao contraditório;

- Manter atitude apartidária, desatrelada de governos, oposições, doutrinas, conglomerados econômicos e grupos de pressão;

- Rechaçar censura e outras agressões à liberdade de expressão, reconhecendo, no caso de abuso comprovado dessa liberdade, a responsabilização posterior dos autores, nos termos da lei.