Podologista alerta para os perigos da unha encravada
Romano Paschoarelli
As unhas encravadas são um problema bastante comum que afeta todas as idades. Caracterizadas pelo crescimento da borda da unha em direção à pele, podem provocar dor intensa, inflamação e até infecções. Para entender as causas e tratamentos disponíveis, o Atual conversou com a podologista Rita de Cassia Crespe, especialista em cuidados podológicos.
Segundo Cassia, o uso de sapatos inadequados é um dos principais fatores que contribuem para o aparecimento das unhas encravadas. “Sapatos apertados – principalmente aqueles com bico fino –, cutucar ou cortar as unhas de maneira inadequada são exemplos do que pode levar a uma infecção,” explica a podologista.
Ela acrescenta que há casos em bebês que nascem com a unha encravada. “Tenho recebido esses casos de recém-nascidos, por conta do pai ou da mãe possuir, ele acaba recebendo pela genética e desenvolvendo a espícula – o pedaço da unha que perfura a pele”, explica. Entretanto, Cassia afirma que o tratamento é tranquilo e indolor.
Para quem já está sofrendo com unhas encravadas, Cassia afirma que o tratamento pode variar de acordo com a gravidade do problema e também de pessoa para pessoa. Ela aponta ainda que o paciente não sofre dores para tratar, diferente do que é costume pensar: “Com a técnica correta, o procedimento não envolve nenhuma dor. Nós utilizamos anestesia a laser ou em gel antes de dar continuidade ao tratamento. A partir do momento que retiramos a espícula, fica ainda mais tranquilo”.
A podologista alerta ainda para o perigo de ignorar o problema em qualquer estágio – tanto uma unha que acabou de encravar quanto uma infecção. “Se a pessoa não cuida do problema, bactérias vão se desenvolvendo e, uma vez que caiam na corrente sanguínea, pode ser preciso até mesmo internação com fortes medicações”, pontua.
Serviço
A podologista Cassia Crespe realiza seus atendimentos no consultório do Espaço Flor de Lótus, que fica localizado na Av. Tiradentes, 650 – Santa Cruz do Rio Pardo. Também é possível encontrar a profissional nas redes sociais, procurando por Rita de Cassia, ou pelo WhatsApp 14 99636-3453.