< Voltar

Novembro Azul: campanha alerta sobre cuidados com a saúde do homem

Publicada dia 18/11/2022 às 11:06:58

novembro-azul-campanha-alerta-sobre-cuidados-com-a-saude-do-homem


Durante o mês de novembro, a campanha “Novembro Azul” funciona como um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer e das demais doenças que afetam os homens, entre elas o câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados mais de 65 mil novos casos da doença em 2022.

Clélio Zanoni Filho, médico urologista, explica que um sinal para ficar alerta quanto à prevenção é a idade. “Todo homem a partir de 40 anos com histórico familiar de câncer de próstata e câncer de mama deve procurar o urologista, e homens acima de 45 anos sem histórico de câncer na família devem procurar o médico para realizar os exames preventivos”, explica. De acordo com ele, o câncer de próstata que não apresenta sintomas em fases iniciais, apresentando-os em momentos bastante tardios da doença, onde o paciente começa a ter complicações.

Alguns desses sintomas que aparecem, segundo ele, são sintomas prostáticos onde o homem começa a ter dificuldade para urinar, não esvaziando completamente a bexiga, indo diversas vezes ao banheiro especialmente à noite, o jato urinário diminui e ele tem uma urgência maior para urinar. Esses sintomas acontecem pelo aumento da próstata, chamado de hiperplasia prostática benigna – quando o paciente com câncer de próstata estiver apresentando este tipo de sintoma, é porque a doença já está avançada.

“Atualmente consideramos que a melhor forma de prevenir o câncer de é tentar acha-lo o quanto antes e conduzir o tratamento da melhor forma possível”, explica o médico. Fatores genéticos e hormonais, segundo ele, são os maiores fatores de risco, e o tipo mais comum de câncer de próstata que afeta 90% dos casos é o adenocarcinoma.

“O mais importante de se frisar que o câncer é uma doença maligna que precisa ser tratado e visto o quanto antes, e muitos tipos do adenocarcinoma podem ser conduzidos de formas diferentes”, explica. Alguns desses tratamentos podem ser a simples vigilância da doença, intervenção cirúrgica, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, entre outros.