Não precisa desperdiçar: saiba como consumir a casca de banana
Mariana Chagas
Além de ser a fruta mais produzida no mundo, ela é a mais consumida no Brasil. Seja usada como acompanhamento, ou ingerida de forma individual, a banana lidera o ranking mundial de produção.
Vários motivos podem explicar a fama da fruta. O nutricionista Matheus Silva, graduado em Nutrição pela Unisagrado, discorre sobre sua importância para o país: “A banana é uma fruta muito popular e consumida no Brasil. Devido a sua praticidade e facilidade de acesso, é uma das frutas queridinhas dos brasileiros”.
Além disso, os benefícios para a saúde são diversos. Ela se destaca por ajudar na qualidade intestinal, o que auxilia a prevenir as doenças crônicas não transmissíveis. Essas enfermidades, como diabete e doenças cardiovasculares, estão entre as principais causas de morte mundiais.
“A banana verde possui alta proporção de amido resistente e fibras alimentares, que servem como ‘alimento’ para nossa flora intestinal, nutrindo ela”, explica o nutricionista.
Além do consumo da fruta, uma curiosidade é que também existem benefícios no aproveitamento da casca. Apesar de a banana não ser uma fruta conhecida por ser consumida com casca, como é o caso de outras frutas como uva ou maçã, não é necessário desperdiçar essa parte do alimento. “Além do aproveitamento da banana verde, também podemos aproveitar a sua casca. Essa parte da banana é rica em fibras, antioxidantes e algumas vitaminas”, afirma Matheus.
Para entender a melhor forma de servir o alimento atípico, a gastrônoma Maíra Oliveira explica seu funcionamento. “A casca de banana pode ser utilizada tanto para receitas doces ou salgadas, porém ainda é mais comum a de costume consumir pratos doces preparados com a casca. O que a maioria não sabe é que pratos salgados com a casca da banana também ficam deliciosos”, comenta a chef.
Mas antes de comer a casca, é preciso saber que não é recomendado o consumo dela crua. A chef explica a importância de passar a casca por algum tipo de cocção, podendo ser: assar, fritar, cozinhar, entre outros. “Esse processo é importante para romper as fibras da casca e deixar uma textura agradável para consumo”, justifica Maíra Oliveira.
A variedade de formas em que a casca de banana pode ser consumida também é grande, já que ela pode ser a peça chave de uma refeição, ou apenas um dos ingredientes de um prato. “A casca da banana pode ser servida tanto como ingrediente principal no preparo de uma receita, por exemplo uma carne de casca de banana, ou também como no preparo de alguns pratos como bolos, brigadeiros, farofas, pães, entre outros, que ficam muito saborosos”, finaliza a gastrônoma.