< Voltar

Laserterapia é sinônimo de saúde e bem-estar na podologia moderna

Publicada dia 08/05/2024 às 12:53:38

laserterapia-e-sinonimo-de-saude-e-bem-estar-na-podologia-moderna

Nathalia Franqlin


A podóloga santa-cruzense Rita de Cássia Crespe, contou para o Atual sobre a recém adquirida especialização em laserterapia. A profissional explica que já fazia o tratamento com laser há cerca de sete anos quando decidiu se especializar na cidade de Ourinhos. “O treinamento foi maravilhoso”, comenta sobre o certificado emitido pelo Instituto Daniela Bernardi de Estomaterapia e Medicina Integrativa. 

A laserterapia é uma técnica que utiliza da luz de laser para bioestimular células no organismo, buscando a recuperação do tecido em que ela é aplicada. Ela também pode utilizar de técnicas da terapia fotodinâmica, e, nesse caso, é aplicado um corante não tóxico sensível à luz e ao oxigênio para estimular a inativação com isolamento e aplicação de luminosidade, tratando de infecções por ácaros e fungos na pele, como a micose, por exemplo.

Vale lembrar que ambos são tratamentos simples e não invasivos. Mas, apesar da simplicidade, os efeitos são muito benéficos. Rita explica que os pacientes que procuram por essa técnica, geralmente querem tratar de tendinites, tendão de aquiles e até de pés diabéticos.

A alta demanda pela laserterapia existe pelo fato de que o laser é prático e não gera dor, além dos benefícios já citados. Nos dias de hoje, o tabu que existia na introdução do laser no mercado de estética foi combatido com a disseminação de informações verídicas e não alarmistas sobre o tema, hoje é de conhecimento geral que a frequência de luminosidade utilizada nas sessões é baixa, não representando perigo nem para o paciente e nem para a profissional.

Para a ciência, é importante investir em novas tecnologias para combater as bactérias, considerando que é preocupante o número crescente de bactérias maléficas para a nossa saúde no mundo todo. Cada vez mais elas evoluem, ficando mais resistentes aos antibióticos. Mas, com técnicas como as utilizadas com o laser, ainda é possível o combate a estes microrganismos, por isso é tão relevante que haja cada vez mais profissionais dispostos a se especializarem.