< Voltar

Julho combate o uso de drogas entre crianças e adolescentes

Publicada dia 20/07/2023 às 20:03:25

julho-combate-o-uso-de-drogas-entre-criancas-e-adolescentes

Giovana Dal Posso


Com o slogan “com consciência, sem drogas”, a campanha Julho Branco busca conscientizar sobre os efeitos do consumo de drogas por jovens e adolescentes. Dados de um estudo piloto realizado em São Paulo em 2020 mostrou que o uso do álcool no consumo familiar é bastante elevado, com 44%, seguido pelo tabaco (35%), maconha (28%) e depois pelo crack (12%). 

Estes números de presença de drogas nas famílias são preocupantes, pois o início do uso das drogas começa dentro de casa, e com drogas lícitas, como álcool e tabaco. Karla Pinheiro é Terapeuta Especialista em Dependência Química, e conta que já atendeu casos de crianças que realizam o uso de drogas, como a cocaína.

Atualmente ela coordena o Projeto Casulo, que busca resgatar a cidadania dos usuários de substâncias psicoativas na cidade. Com um mês, já são 35 atendidos diariamente – porém, desses, apenas um é menor de 20 anos, sendo o restante maior de 30.

Karla explica que isso costuma acontecer, pois anteriormente a essa idade, eles ainda não atingiram o “fundo do poço”, o que não causa a necessidade dos usuários de procurar o tratamento. Por esse motivo, ela ressalta que a melhor forma de combater a droga entre os jovens é através da prevenção, para que eles não cheguem em um ponto onde precisam entrar em recuperação.

Desde que o projeto se iniciou, a terapeuta conta que já foi procurada por escolas que buscavam capacitar seus professor e funcionários para reconhecer os sinais de alunos que estivessem usando drogas, assim como realizar uma melhor conscientização dos menores. Ela espera que, após o fim dos recessos escolares, mais capacitações e palestras com alunos possam acontecer.

Mas como reconhecer se seu filho está usando drogas? Para ela, é necessário que os pais estejam atentos a rotina dos filhos. “Imponha limites aos seus filhos. Saibam com quem ele vai sair e para onde ele vai. Se for dormir fora, tenha certeza na casa de quem é e quem vai estar lá. Coloque regras de horários e preste atenção para saber se seu filho chega em casa embriagado ou sob o efeito de alguma outra coisa. Seja o melhor amigo do seu filho”.