Campanha Outubro Rosa está de volta
Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama e Santa Cruz do Rio Pardo se mobiliza mais uma vez com a campanha Outubro Rosa, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A cidade promove uma série de ações, como mutirões de exames, palestras e atividades de conscientização, todas voltadas à saúde da mulher.
De acordo com dados obtidos pelo SISCAN – Sistema de Informação do Câncer, até o mês de setembro de 2024, Santa Cruz registrou 1467 exames para detecção do câncer de mama. Em 2023, foram 1653 testagens durante o mesmo período, o que representa uma redução de 11,25% exames realizados na cidade.
A mamografia se mantém o principal método para a identificação do câncer de mama, aumentando significativamente as chances de sucesso no tratamento. Mulheres a partir dos 40 anos são encorajadas a realizar o exame anualmente, o que pode ser um fator decisivo para a detecção precoce da doença.
Além disso, o autoexame permanece como um grande aliado na rotina. Afinal, conhecer o próprio corpo permite às mulheres identificar mudanças ou anormalidades e chamar a atenção para um profissional. Portanto, o autoexame não substitui a mamografia, mas faz toda a diferença na conscientização e monitoramento da saúde feminina.
Em Santa Cruz do Rio Pardo, o Outubro Rosa não tem como foco apenas destacar a importância da análise preventiva, mas também falar sobre a saúde emocional e familiar – duas bases importantes para lidar com a doença.
Ao longo do mês, as unidades de saúde estão preparadas para receber as mulheres e realizar os exames necessários. A expectativa é que, com as ações do Outubro Rosa, as mulheres de Santa Cruz e região se conscientizem da importância do cuidado preventivo e encarem a luta contra o câncer de mama como a garantia de uma vida mais saudável.