< Voltar

Alunos da ETEC Orlando Quagliato adaptam livro em peça teatral

Publicada dia 21/10/2024 às 14:32:00

alunos-da-etec-orlando-quagliato-adaptam-livro-em-peca-teatral


Na sexta-feira, dia 11, os alunos do 3º EMIF da Etec Orlando Quagliato apresentaram no Palácio da Cultura uma encenação do livro “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto. Janice Pedroso, coordenadora de projetos da escola, conta que a ideia surgiu a partir da proposta do conteúdo do projeto a ser desenvolvido no segundo semestre do ano letivo.

“A proposta surgiu primeiramente através do estudo literário das obras que fazem parte dos conteúdos de vestibulares e Enem, em função dos alunos estarem cursando o 3° ano do Ensino Médio. Dessa forma, a escolha feita por eles foi a obra Morte e Vida Severina, por retratar a trágica existência do retirante Severino, cercado da pobreza causada pela seca nordestina. Para contextualizar a obra, trabalhamos o projeto através das linguagens do teatro, associadas à dança e ao canto”, explica. A peça faz parte do Projeto da disciplina de Estudos Avançados, ministrada pela professora Francielen Ferreira.

Os ensaios iniciaram no mês de agosto e foram realizados nas dependências da escola, com adaptações nos corredores, salas de aula e praça. Para o grande dia, um ensaio geral no Palácio da Cultura também foi realizado. Ao todo, estavam envolvidos 29 alunos, além da professora Francielen, juntamente com o apoio da coordenação e direção escolar.

Segundo Janice, desenvolver um projeto com uma sala de 29 alunos é bem desafiador. “No início eles têm receio, não entendem muito a proposta, mas depois que vamos trabalhando as habilidades de cada um e mostrando como eles possuem um grande potencial as coisas vão acontecendo. É gratificante vê-los unidos, trabalhando em equipe e cooperando um com o outro”.

A coordenadora também ressalta que todo o projeto foi realizado com poucos recursos, já que a sede urbana da Etec continua sem um prédio próprio, e há anos divide espaço com a escola Sinharinha Camarinha. “Mesmo sem um local específico para os ensaios e produção de cenário, nos adaptamos na sala de aula, na praça e nos corredores. Mais uma vez conseguimos apresentar como nossa escola procura fazer de tudo pelos nossos alunos e por uma educação de qualidade”.

“Ser professor é mais do que ensinar conteúdos, é sobre também aprender, participar da formação, transformar realidades, incentivar o desenvolvimento de habilidades que nem imaginam ter, é contribuir no desenvolvimento de novas gerações e despertar sonhos. Sou imensamente feliz em ter feito parte dessas memórias construídas junto a eles”, finaliza Janice.