< Voltar

Programa Selo Verde deve ser aprovado na próxima sessão

Publicada dia 27/06/2022 às 16:19:23

programa-selo-verde-deve-ser-aprovado-na-proxima-sessao


O projeto de lei de implantação do programa “Selo Verde – Empresa Sustentável” será votado na próxima sessão da Câmara, no dia 27. A ideia do projeto é identificar, reconhecer e certificar empresas que adotem práticas sustentáveis no município. O projeto foi apresentado pelos vereadores Cristiano Miranda e Professor Duzão, ambos do PSB.

Cristiano Miranda explicou que a ideia da certificação veio observando projetos parecidos em outros municípios. “Estamos trazendo a ideia para cá, a fim de prestigiar aquelas empresas que fazem sua parte. Alguns exemplos seria ter energia fotovoltaica, tem reuso de água, iniciativas junto a seus colaboradores para conscientização, coleta seletiva, reciclagem”, diz.

Ele acredita que com essas ações o meio ambiente será beneficiado, pois, mais empresas podem ser incentivadas e adotar medidas sustentáveis. “O Professor Duzão está assinando o projeto comigo, pois, nosso intuito é sermos a bancada verde da cidade, com diversos projetos ligados ao meio ambiente que já apresentamos e ainda pretendemos apresentar”, revela.

Cristiano salienta ainda que um meio ambiente respeitado gera melhor qualidade de vida para a população. Dentro do projeto, a ideia dos vereadores é também envolver as escolas. As crianças participariam de uma espécie de concurso de desenho para a criação da logo para o selo.

O vereador Professor Duzão afirmou ser fundamental investirmos em uma economia que se preocupe com as questões ambientais, sendo uma tendência para as novas gerações. “É importante definir políticas públicas para benefício do setor produtivo e de prestação de serviços em razão da valorização das ações ambientais por elas produzidas”, argumenta.

Segundo o texto do Projeto, para obtenção da certificação ambiental municipal, a empresa interessada deverá obedecer às normas ambientais em nível Federal, Estadual e Municipal, bem como comprovar a adoção de pelo menos cinco práticas sustentáveis. Alguns dos exemplos destas práticas seriam Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; realizar tratamento ou separação de seus resíduos; utilizar materiais reciclados no estabelecimento; possuir estação de tratamento de efluentes e/ou caixa separadora de óleo em funcionamento; possuir equipamentos e políticas de baixo consumo de água e energia; possuir equipamentos e políticas de baixa emissão e contenção de poluentes; entre outros.