< Voltar

Vacinação contra a gripe se inicia dia 25 em Santa Cruz

Publicada dia 25/03/2024 às 13:32:41

vacinacao-contra-a-gripe-se-inicia-dia-25-em-santa-cruz


Segundo informado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, a campanha de vacinação contra a Influenza, popularmente conhecida como gripe, terá início no dia 25 de março no município. O término da campanha está previsto para o dia 31 de maio. A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a princípio a imunização será restrita a grupos prioritários, como idosos com 60 anos de idade ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas, professores, pessoas com deficiência, trabalhadores da saúde, caminhoneiros, entre outros. 

Todos os interessados em se vacinar devem comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência das 8 às 15 horas, portando caderneta de vacinação e documento de identificação. Pessoas portadoras de doenças crônicas devem comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica. Já as pessoas dos grupos de profissões previstas precisam comprovar a ocupação profissional com crachá ou contracheque, dentre outros documentos que possam identificar o trabalhador.

Além da vacina, outras medidas podem auxiliar na prevenção, como lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento; cobrir  o nariz e boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe. 

Vacinação 2023

Segundo dados divulgados pelo Governo Federal, de janeiro até outubro de 2023, foram aplicadas 15.775 doses da vacina no município - cerca de 3 mil a menos do que em 2022.  Gestantes e puérperas foram os grupos alvos que tiveram uma cobertura vacinal mais completa, enquanto crianças, idosos, professores e trabalhadores da saúde atingiram metade, ou menos, do esperado.