< Voltar

Finanças pessoais e renda passiva

Publicada dia 25/04/2024 às 10:54:42

financas-pessoais-e-renda-passiva


Olá caro leitor (a),

O que mais vemos nas mídias hoje em dia são alternativas de Renda Passiva. Porém, muitos ainda não estão familiarizados com esse tema.

Mas o que é realmente essa tal Renda Passiva?

Basicamente é a formação de um capital investido que proporcione uma remuneração mensal, trimestral, semestral ou anual, sem a necessidade de um “esforço” de trabalho, ou seja, rendimentos passivos oriundos dos investimentos.

Especialistas na área financeira fazem diversas sugestões de investimentos que podem gerar uma renda passiva, alguns investimentos mais conservadores e outros que podem permitir maiores ganhos, contudo, com maiores riscos. Isso deverá ser ponderado quanto a escolha dos investimentos, bem como os efeitos inflacionários.

A título de exemplo, podemos considerar investimentos em Poupança, é uma tradição do brasileiro fazer aplicação em poupança. Para se obter uma renda passiva de $ 1.000,00 por mês em poupança devemos ter aproximadamente $ 307.000,00 investidos. Seguindo o exemplo da poupança e considerando uma rentabilidade mensal de 0,6% a.m, podemos obter sobre o valor aplicado de $ 307.000,00 a rentabilidade de $ 1.842,00, contudo devemos considerar o efeito da inflação, assim a renda passiva poderá chegar em $ 1.000,00. Veja, se não aplicarmos o efeito inflacionário, que aqui consideramos a projeção de 3,5%, o capital investido vai se desvalorizando e perdendo o valor de compra no tempo.

O mesmo processo acima deverá ser levado em consideração quanto a outros investimentos, bem como seus riscos. A orientação é se fazer uma mescla entre investimentos conservadores e outros mais arrojados, com maiores potenciais de renda, porém envolvem mais riscos, é claro que isso dependerá do perfil de cada um.

Investimentos em imóveis, poupança, tesouro direto, CDB, são mais conservadores e com menor potencial de risco, contudo oferecem ganhos menores e menor liquidez. Já os investimentos em Fundos multimercados, Fundos de ações, Fundos Imobiliários e Ações, podem gerar maiores rendimentos e liquidez, porém sofrem com a sensibilidade do mercado e maiores riscos.

Precisamos, contudo, começar organizando nossas finanças pessoais e assim destinarmos um percentual mensal para os investimentos e iniciarmos um processo de obtenção de renda passiva e vitalícia.

Como tudo em nossa vida, a formação de uma renda passiva passa pela organização das finanças, conhecimento, dedicação e perseverança no processo.

Até mais.