< Voltar

Pela primeira vez, Umbanda integra Marcha para Jesus em Santa Cruz

Publicada dia 24/04/2024 às 15:10:35

pela-primeira-vez-umbanda-integra-marcha-para-jesus-em-santa-cruz

Cássia Peres


A 2ª edição da Marcha para Jesus, caminhada de fiéis, ocorreu no dia 13 de abril em Santa Cruz do Rio Pardo. O evento, que faz parte do calendário oficial do país desde 2009 e chegou em Santa Cruz no ano passado, tem objetivo de reunir religiosos para expressar a fé cristã, segundo o próprio site da organização. Foi a primeira vez que o grupo umbandista de Pedro Alisson Oliveira Gonçalves, 34, pai de santo de um dos terreiros santa-cruzenses, foi convidado a integrar a caminhada no município.

“Fomos convidados através de um vídeo gravado pelo pastor Samuel Reis. Convoquei minhas filhas de santo e todas se interessaram. O evento, em si, foi incrível. Fomos muito bem acolhidos pela comunidade evangélica, com destaque ao pastor, a Débora Freitas e a Andreia Cunha”, conta. Pedro destaca que decidiu levar a Umbanda à Marcha como uma demonstração de respeito e amor ao próximo. “O convite foi uma surpresa, pois nunca havíamos sido chamados para eventos de outras religiões, senão as de matrizes africanas”, prestigia. O pai de santo demonstra alegria pela inclusão.

Pedro, que começou a caminhada na espiritualidade há 20 anos e tem um terreiro umbandista na cidade desde 2019, enfatiza que a conscientização, por vezes, falta na população de Santa Cruz. “O medo do desconhecido é compreensível, mas o preconceito não leva a lugar algum. Não se pode assumir que uma crença é má só porque você não a conhece”, explica. 

“No nosso altar, por exemplo, deixamos um cantinho com os livros sagrados de diversas religiões. Fazemos isso para que todas as pessoas se sintam bem-vindas e acolhidas no nosso terreiro. Na Marcha, foi a mesma coisa. Estávamos todos unidos pela fé.”, conclui.