< Voltar

Apresentar exercícios para crianças não precisa ser tabu

Publicada dia 26/04/2024 às 20:58:00

apresentar-exercicios-para-criancas-nao-precisa-ser-tabu


Seja por influência ou pressão estética, muitas crianças e pré-adolescentes querem começar a praticar exercícios físicos em academias. Para sanar algumas dúvidas, o Atual convidou Márcio Campanha para discutir sobre o assunto:

Atual - Qual a idade ideal para começar a frequentar academia? Existem restrições?

Márcio - Hoje não existe um padrão de idade mínima para uma criança frequentar as atividades na academia, mas quando falamos de musculação é fundamental que tenha um profissional capacitado para fazer o acompanhamento e iniciação de forma gradual, respeitando a individualidades de cada pessoa assim como intensidade e frequência. Sendo assim conseguimos capacidades físicas importantes, como coordenação motora, agilidade e força, que dentro do processo vai potencializar o desenvolvimento das crianças.

Atual - Quais seriam os tipos de exercícios e esportes ideais para essa faixa etária?

Márcio - Todos os esportes são indicados para as crianças, claro que dentro da intensidade correta para a faixa etária. Tanto os coletivos quanto os individuais ajudam a trabalhar além da parte física, a parte psicológica, como por exemplo, desenvolver a disciplina. Os esportes são as principais portas de entrada para as crianças quando pensamos em saúde, desenvolvimento e qualidade de vida.

Atual - O que acontece quando esse grupo realiza exercícios sem a supervisão ou acompanhamento? 

Márcio - Se tratando de crianças, dentro da musculação, entendemos que são pessoas que ainda não desenvolveram algumas capacidades que são primordiais no exercício, como por exemplo o controle corporal. Assim, aumenta-se o risco de lesões estruturais, pois a falta de controle corporal precede a execução errada.

Atual - Você sente que há um crescimento ou diminuição em crianças e pré-adolescentes que buscam realizar exercícios físicos?

Márcio - Sim, com os avanços dos estudos quebrando alguns paradigmas relacionado a musculação para crianças. Com o acesso à boa informação, o número de crianças na academia vem crescendo gradativamente - que é importante, pois hoje com a tecnologia e o comodismo, a tendência dos quadros de obesidade é aumentar.