< Voltar

Santa Cruz decretará epidemia de dengue

Publicada dia 25/03/2024 às 10:12:04

santa-cruz-decretara-epidemia-de-dengue


Na última sexta-feira, 22, segundo Elaine Milo, secretária de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo, o município contava com 143 casos confirmados de dengue - número necessário para decretar epidemia de dengue em Santa Cruz do Rio Pardo. Já nesta segunda-feira, 25, segundo o painel de monitoramento de dengue do estado de São Paulo, o número já subiu para 150 confirmados. 

Segundo ela, um decreto deverá ser publicado em breve. Nos últimos dias o Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica realizou nebulização em bairros como Eleodoro, Jardim Fernanda, São Jorge, Santa Aureliana, Vila Oitenta, Vila Saul e Mathias. 188  casos foram descartados após resultados negativos. Além disso, há 69 casos em investigação

De acordo com o painel de monitoramento de dengue do estado de São Paulo, a cidade conta com um caso grave da doença e seis casos com sinal de alarme. Entre os casos confirmados, a maioria são mulheres, na faixa etária dos 50 aos 64 anos, com 26 casos. Crianças entre um e quatro anos são a minoria dos casos. Não há nenhum óbito em investigação.

Os sintomas mais frequentes entre os santa-cruzenses com dengue são mialgia (dor muscular), cefaleia (dor em qualquer parte da cabeça), febre, náusea e dor nas costas.  Os sintomas menos comuns são artrite, conjuntivite, petéquias (pequenas manchas marrom-arroxeadas causadas pelo sangramento sob a pele) e “prova do laço positiva” - um exame rápido que permite identificar a fragilidade dos vasos sanguíneos.

Pessoas que sentirem os sintomas mencionados acima devem ficar em alerta e procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para acompanhamento. A testagem é baseada nos sintomas, sendo necessário estar entre o 7º e 10º dia, sendo realizada a sorologia para detecção de anticorpos da doença. Isso ocorre pelo fato da dengue ser uma doença viral, e seus sintomas iniciais se assemelham a outras enfermidades como gripe, Covid-19 e demais viroses.

Conforme informado pelo secretaria de Comunicação da cidade, os moradores receberão visitas dos agentes comunitários de saúde e poderão entrar em contato através dos canais oficiais da Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo.

Quando o estado de epidemia é declarado, não se faz necessário a realização e sorologia para classificação dos casos, já que eles podem ser diagnosticados por critérios clínicos epidemiológicos. Segundo a secretária da pasta, Ivana Salaro, a rede de saúde está  pronta para atender os casos, com insumos e profissionais suficientes. “Neste momento a capacidade do sistema de saúde não foi ultrapassado, está conseguindo atender as demandas”. Ela também afirma que na próxima semana, técnicos da saúde terão uma reunião com o prefeito durante a semana para discutir sobre a oficialização do decreto.