< Voltar

Preces e agradecimentos marcam 24 anos da Caminhada da Fé

Publicada dia 27/03/2024 às 10:31:47

preces-e-agradecimentos-marcam-24-anos-da-caminhada-da-fe

Giovana Dal Posso


A meia noite da Sexta-Feira Santa, centenas de fiéis se reúnem em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida para iniciar uma procissão que percorre, durante a madrugada santa-cruzense, dez quilômetros de preces, orações e cantos.

A ‘Caminhada da Fé’, criada por Marina Venturini, existe há 24 anos. Na época, a coordenadora ficou sabendo da história de pessoas que realizavam caminhadas para conseguir graças e decidiu tentar. No primeiro ano, com apenas três participantes, Marina conseguiu alcançar o auxílio divino que necessitava - desde então, nunca mais parou.

“No primeiro ano, éramos três pessoas. No segundo, éramos cinco. Na última edição, calculamos que cerca de duas mil pessoas participaram”, comentou. O público, além de vasto, é diverso. Durante o trajeto de cerca de dez quilômetros, é possível encontrar desde jovens a pessoas mais velhas. “Temos participantes de 70, 80 anos. Algumas pessoas até caminham o percurso descalças para pagar promessas”, complementa.  Ao todo, nove localidades são visitadas, como a Matriz São Sebastião, a Paróquia São José, a Casa de Oração e a Paróquia São Benedito. A caminhada se encerra na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, ao amanhecer. 

Mesmo o tempo ruim não para a fé dos santa-cruzenses. Em 2023, por exemplo, mesmo com grandes chuvas, era possível ver centenas de pessoas caminhando na madrugada de Santa Cruz. A organizadora também explica que há carros de apoio que acompanham os fiéis durante o percurso. 

Para participar, Marina explica que os interessados devem apenas comparecer ao ponto inicial da caminhada. É recomendado que vistam um calçado confortável, preferencialmente tênis, capa de chuva ou guarda-chuva, e água.