< Voltar

Passatempo que virou carreira: confeiteira inova com doces finos para casamentos

Publicada dia 22/03/2024 às 12:23:25

passatempo-que-virou-carreira-confeiteira-inova-com-doces-finos-para-casamentos


Quem vê Erica Pilato Ferreira, 39, hoje, com encomendas de milhares de doces finos que cobrem metros de mesas de casamentos, aniversários e outras celebrações, não imagina que, na verdade, tudo começou numa casa de sítio, há uma década atrás, como um passatempo. 

Foi depois de se casar e dar à luz ao primeiro filho que surgiu o desejo de retomar a mão na massa. “Eu cuidava da casa e da criança, mas sentia falta de fazer algo para não ficar parada”, conta. Assim, começou a fazer pães e roscas e, dois anos depois, chegou a vez dos doces. “Fazia para família, depois colegas passaram a pedir para festas. Então, finalmente comecei com as encomendas”, enfatiza. O primeiro casamento que contemplou os doces da “Tia Leka”, empresa da confeiteira, foi em Ipaussu, por indicação da sobrinha do marido. Além disso, nos últimos quatro anos, ela passou a receber também pedidos de ovos de Páscoa.

Para Erica, mexer com doces é retomar as boas memórias da infância. Confeiteira solo, ela conta que foi a avó que a ensinou os primeiros passos. “Confeitávamos tanto que, certo dia, acabei queimando o braço. Tenho uma marca até hoje”, revela. Quando é Páscoa, Erica dá uma pausa nas encomendas dos doces finos e foca todo o tempo nos ovos de chocolate que, segundo a entrevistada, dão mais trabalho que o produto principal. “Dá para adiantar as cascas, mas o recheio é impossível. Tem de ser feito no dia anterior porque senão estraga. Quanto aos doces, precisam descansar 24h, então não aceito pedidos em cima da hora”, explica.

Como exclusividade do cardápio, Tia Leka produz os bem-casados, bolinhos especiais e recheados de doce de leite para casamentos. “Aqui em Santa Cruz, só conheço a mim e uma empresa grande que faz esse doce”, conta. Mas Erica não para por aí - o empenho é tanto que, só neste ano, recebeu pedidos de cidades da região e pessoas de fora do país. 

Para se manter atualizada, a doceira busca trazer novidades no cardápio todos os anos. Inclusive, cursos de aprimoramento de confeitaria são essenciais para ela, que já fez um presencial e dois online até o momento. Além do mais, a inventora opta por insumos de ótima qualidade para as suas criações, usando marcas como Moça, Leite Ninho, Garoto, entre outras. “Tudo sai somente pelas minhas mãos. Por isso, dedico muito amor e carinho no que faço”, completa. 

Com orgulho, Erica não deixa de evidenciar que, no final deste ano, a obra para a nova casa e loja física de sua confeitaria será concretizada - a localização é no Jardim Europa e mais detalhes serão divulgados futuramente. 

Uma história inusitada 

Erica conta que, certa vez, fechou encomenda de dois “casamentos pequenos” no mesmo final de semana. Segundo ela, os clientes disseram que iriam poucas pessoas, então, a confeiteira esperava ter de enrolar uma quantidade média de doces. O tempo passou e a data chegou. “Ao somar os pedidos, foram 10 mil doces finos. Não dá para se cancelar um casamento, então, eu fiz”, brinca.

Este foi o único dia em que Erica teve que chamar uma moça para ajudá-la na produção. A entrevistada destaca que, ainda assim, foi ela quem fez grande parte da produção, pois não abre mão da própria técnica que torna os seus confeitos únicos. 

Serviço 

A confeitaria Tia Leka é administrada por Erica Pilato e oferece doces finos para encomenda, casamento, aniversários e eventos em geral, sem pronta entrega. O telefone para contato é (14)99766-7928 e o Instagram é @docestialeka__erica_pilato. No Facebook, é possível encontrá-la por Erica Pilato. O e-mail é docestialeka@gmail.com.