< Voltar

Páscoa consome toneladas de chocolate para produção na cidade

Publicada dia 28/03/2024 às 12:36:43

pascoa-consome-toneladas-de-chocolate-para-producao-na-cidade


Páscoa: época de comemoração cristã, fraternidade, união e gastos com toneladas de chocolate. Mesmo com aumento médio de 15% nos preços em relação ao ano passado, segundo a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), a previsão é de vendas acentuadas até a próxima semana. 

Fato interessante é que, apesar de as publicidades apelarem para imagem infantil, grande parte dos ovos de Páscoa são destinados aos adultos - seja para equipes empresariais ou confraternizações -, como revela Ariadne, responsável pelo atendimento da Chocolataria do Frei Chico. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab), a produção de ovos de Páscoa cresceu em 6% em 2023 ao atingir a máxima de 805 mil toneladas no país. A tendência de consumo continua: até a data desta publicação, Frei Chico, confeitaria santa-cruzense, produziu 6 mil toneladas. 

Na cidade, confeiteiras ofertam ovos de Páscoa e novidades no cardápio: “franuí” - framboesa com chocolate, ovos de pote e de colher, animais e objetos em formatos de chocolate ao leite, caixa de bombons, entre outras apelações. Nessa Páscoa, milhares de doces estão sendo produzidos e o alcance vai além da região - Erica Pilato, dona da confeitaria Tia Leka, por exemplo, admitiu ter clientes de fora do país. “Fiquei impressionada. Este ano os pedidos aumentaram muito”, confessa.

Entre os confeiteiros que se destacam no município, o Atual conversou com alguns para descobrir mais sobre o trabalho artesanal desempenhado na Páscoa. Confira:

Tia Leka 

Administrada pela empreendedora Erica Pilato, a Tia Leka é confeitaria dedicada à produção de doces finos e bem-casados para casamentos, aniversários e eventos em geral. A confeiteira trabalha exclusivamente com encomendas ou retiradas e suas produções são todas feitas em casa com ingredientes selecionados.

Caramelizada’S

Carol Sales está no ramo desde 2018 e, para os confeitos de Páscoa, tem ajuda de colaboradores. Caramelizada’S trabalha também com bolos, brigadeiros e outros doces. Além disso, o chocolate utilizado é da marca Garoto. 

Delícias da Beth

Betinha Bueno confeita bolos, trufas e salgados. Durante a Páscoa, faz também ovos e barras de chocolate ao leite e chocolate branca trufadas com recheio de prestígio, Kit Kat, maracujá, entre outros. 

Senhora Doçura

A dupla Marina e Gabi Cardin atende encomendas de Páscoa desde 2019, sendo ovos trufados, de pote e de colher. Um sucesso durante o período é a linha Kids, destinada às crianças. Atendem sob demanda e priorizam a qualidade de todas as criações.

Yo Mi Mi by Xiró 

Os ovos salgados são inovações para Santa Cruz. Viviane e o marido Leandro desenvolveram o ovo de colher de sushi com opções variadas e recheios de salmão, camarão empanado, couve crispy e cream cheese.