< Voltar

Outono inicia com previsão de temperaturas acima da média

Publicada dia 28/03/2024 às 14:48:32

outono-inicia-com-previsao-de-temperaturas-acima-da-media

Cássia Peres


As águas de março fecham o verão e, assim, é o começo do outono - transição entre o verão úmido e o inverno seco. O clima, que deveria apresentar queda gradativa da temperatura, na verdade deve ser mais quente que os outonos passados em Santa Cruz do Rio Pardo. Segundo dados do Weather Spark, a variação média de março, abril e junho dos últimos três anos é entre 28ºC a 30ºC. 

Segundo Zildene Pedrosa de Oliveira, 63, meteorologista do IPMet, Centro de Meteorologia de Bauru da Unesp, para os próximos dias espera-se um tempo instável no centro-oeste paulista, com pancadas de chuva e passagens de frente fria, características típicas do outono. “Nos dias mais frios, também podem surgir geadas e nevoeiros. Por isso, pessoas que dirigem de madrugada devem se manter atentas”, declara.  

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que o último verão foi o mais quente dos últimos anos, explicação provável para o aumento das temperaturas de 0,5ºC a 1ºC no Sudeste no país durante os próximos meses. Também está prevista a chegada de frente fria pelo Sul nessas primeiras semanas até chegar à região do município em abril. O calor, portanto, deve diminuir, ainda que fique acima da média histórica em grande parte do país, como declara o boletim de outono publicado pelo Inmet e Inpe. 

Os principais centros de Meteorologia indicam enfraquecimento gradual do fenômeno do El Ninõ, que é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico equatorial, e possível formação do La Ninã, resfriamento dessas águas entre junho e agosto, segundo a Noaa (agência atmosférica e oceânica americana). Os impactos dessas mudanças nas temperaturas e precipitação de chuvas seguem em análise.

Quais cuidados devem ser considerados? Segundo a meteorologista entrevistada, carregar um agasalho consigo, principalmente durante a manhã e a noite, é indispensável. É recomendado também ter um guarda-chuva à disposição .