Hospital do Amor promove ação contra o câncer infantojuvenil em Santa Cruz
Romano Paschoarelli
No dia 30 de novembro, Santa Cruz do Rio Pardo recebeu mais uma edição da Mobilização Passos que Salvam, promovida pelo Hospital do Amor de Barretos. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer infantojuvenil, uma doença que afeta milhares de crianças e adolescentes no país. A caminhada teve início às 10h, com concentração na Praça Nossa Senhora de Fátima e destino final na Praça do Jardim.
Em Santa Cruz, a mobilização ocorre desde 2019 e tem chamado a atenção para a gravidade da doença, principal causa de óbitos por doença entre 1 e 19 anos de idade, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). “Muitas crianças chegam ao Hospital com a doença em estágio avançado devido à desinformação ou ao medo do diagnóstico por parte das famílias”, explica Domingos Ramalho, padrinho da campanha. “Quando diagnosticado precocemente, o câncer infantojuvenil tem uma taxa de cura que pode chegar a 90%”, aponta
A campanha inclui ações preventivas, como distribuição de informativos. “Estamos providenciando um profissional da saúde para, no próximo ano, realizar palestras em escolas e para o público em geral sobre o reconhecimento precoce da doença”, pontua Ramalho, que completa: “Nosso compromisso é dar a essas crianças a chance de lutar pela vida com dignidade e acesso a tratamentos de qualidade”.