Como a amamentação contribui para a saúde da arcada dentária do bebê?
Matheus Braga
Além de ser essencial para a nutrição e o vínculo entre mãe e bebê, a amamentação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento bucal e na formação da arcada dentária. Esse processo natural contribui para o fortalecimento dos músculos faciais, melhora a respiração e ajuda na prevenção de problemas futuros.
Em entrevista para o Atual, Mayra Salaro, especialista em odontopediatria e ortodontia nos contou sobre a importância do aleitamento materno na saúde bucal e desenvolvimento dos futuros dentes do bebê: "O movimento de sucção durante a amamentação fortalece a língua, bochechas e lábios, ajudando na evolução bucal, prevenindo problemas nas arcadas dentárias futuras” explica a dra. O uso de bicos artificiais, como chupetas e mamadeiras é muito comum, pode atrapalhar esse processo. Bebês que utilizam mamadeiras tendem a ter menor fortalecimento da musculatura facial, o que favorece a respiração bucal e aumenta o risco de problemas dentários.
A amamentação também tem reflexos positivos no crescimento do rosto e no alinhamento dos dentes. "O bebê, quando está mamando no seio, realiza movimentos que exercitam a respiração e a musculatura facial, o que contribui com o desenvolvimento facial e das arcadas dentárias", reforça Mayra.
Outro benefício importante está relacionado à higiene bucal do bebê. Mães frequentemente questionam se é necessário limpar a boca antes do nascimento dos dentes. "Quando o bebê é amamentado exclusivamente no peito, não é necessário, porque o leite materno faz uma proteção. A limpeza deve começar com a introdução alimentar e o surgimento dos primeiros dentinhos", esclarece a odontopediatra.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida e complementado até os dois anos ou mais. Durante esse período, o uso de chupetas e mamadeiras deve ser evitado, pois podem causar confusão de bicos e dificultar a amamentação.
Por fim, para as mamães que precisam retornar ao trabalho, a especialista sugere buscar orientação profissional para aprender a extrair e armazenar o leite. Assim, o bebê pode continuar recebendo todos os benefícios do leite materno, inclusive para sua saúde bucal, utilizando copinhos ou colheres dosadoras.