< Voltar

Futuro em Foco: Special Dog apresenta programa de capacitação para jovens

Publicada dia 26/03/2024 às 15:38:47

futuro-em-foco-special-dog-apresenta-programa-de-capacitacao-para-jovens

Giovana Dal Posso


Durante um evento no dia 15 de março, a Special Dog Company apresentou para empresas e imprensa santa-cruzense o programa Futuro em Foco, focado para a preparação de jovens para o mercado de trabalho, promover desenvolvimento da educação profissional e abordar a diversidade geracional no ambiente corporativo, desafios enfrentados pela maioria das empresas nos dias atuais. 

Ele é desenvolvido por meio do “Mais Sustentável”, Programa Estratégico de Sustentabilidade da empresa. Em parceria com o Alicerce Educação e a Escola Estadual Leônidas do Amaral Vieira, são oferecidas disciplinas das mais diversas áreas de atuação, incluindo línguas, matemática e carreira, visando promover a formação e desenvolvimento de jovens que estão em busca do primeiro emprego.

Em 2023, o Futuro em Foco recebeu 183 inscrições e beneficiou 40 jovens, formando a primeira turma no segundo semestre do ano com 90% de aderência, um indicador de sucesso do programa. A Special Dog reservou, inicialmente, vagas para dez alunos trabalharem como jovem aprendiz na empresa.

Sobre o evento, João Paulo Figueira, gerente de Desenvolvimento Sustentável da empresa, diz que o objetivo foi mostrar o que está sendo construído e estender o convite para outras empresas. “Vamos estar totalmente à disposição para recebê-los para passar mais informações para que a gente consiga construir essa esse projeto em conjunto”, diz. No futuro, a ideia é que se abra esse projeto para outras escolas. “Estamos convidando novas empresas para que a gente consiga formar mais jovens a cada ano”, complementa. Para os estudantes do Leônidas que tiverem interesse em participar do projeto, João explica que a ideia é abrir as inscrições ainda no primeiro semestre de 2024, com a turma começando em agosto. 

Erik Manfrim, CEO da empresa, conta que foi visto uma necessidade de focar no setor dos jovens da cidade. “Já temos um programa de educação na primeira infância e esse está bem consolidado. Quando você está capacitando os jovens, conseguimos trazer pessoas mais capacitadas neste programa de jovem aprendiz que temos na empresa”, explica. “E porque convidar as outras empresas? Você viu que dos 40, absorvemos 10. Então temos jovens, já capacitados, que devem estar sobrando no mercado de trabalho”.