< Voltar

Em Santa Cruz, mais de 900 atividades econômicas não precisarão de licenças ou alvarás

Publicada dia 16/04/2024 às 13:50:26

em-santa-cruz-mais-de-900-atividades-economicas-nao-precisarao-de-licencas-ou-alvaras

Giovana Dal Posso


Na última terça-feira, dia 9, o prefeito Diego Singolani formalizou a adesão de Santa Cruz do Rio Pardo ao projeto “Facilita SP”, do governo estadual, que tem como objetivo desburocratizar a criação de empresas e fomentar o comércio. O projeto realiza essa simplificação já que a partir de agora as atividades econômicas do estado de São Paulo foram classificadas por padrões de riscos em três níveis: baixo, médio e alto. Agora, as atividades de baixo nível dispensam a apresentação de alvarás e licenças para o funcionamento do estabelecimento, dada sua natureza de risco leve, irrelevante ou inexistente. 

O evento, que ocorreu na Câmara Municipal, contou também com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima. “Esse é o maior programa de desburocratização que já teve na história de São Paulo. Nós estamos tirando 900 atividades onde, para abrir um negócio, a pessoa não vai precisar de licença. Isso é uma velocidade que nós vamos dar ao empreendedorismo que nunca houve, e é muito bom o Diego ter aderido porque isso vai mexer com o mercado”, comentou. 

Entre as atividades que passaram a ser dispensadas de licenças e alvarás estão atividades de psicologia e fisioterapia; ensino de idiomas, música e esportes; atividades veterinárias; agências de publicidade; serviços advocatícios; comércio varejista de calçados, joalheria, móveis, vestuário e acessórios. 

Segundo Diego, o programa é mais uma forma do cidadão que quer empreender ter a sua empresa. “Isso vem a somar com a potência econômica que estamos nos tornando”, diz Diego, em seguida agradecendo a presença do secretário na cidade. “Nós queremos no governo de Santa Cruz do Rio Pardo empresários, empreendedores e microempreendedores individuais crescendo a cada dia. Nós não temos que mais ficar olhando a curva do desemprego, nós temos que ver o que nós estamos trabalhando para fortalecer o microempreendedor individual”, complementa.