Efeito do jet lag social pode acarretar problemas na saúde
Mariana Pires

Nervosismo, cansaço constante e insônia. A explicação para todos esses problemas pode estar no efeito do jet lag social.
Jet lag é o nome dado para a experiência causada pela mudança de fuso horário durante viagens internacionais. O corpo não se acostuma e fica confuso a respeito dos horários de se alimentar, dormir e até mesmo ir ao banheiro. No entanto, devido a rotina moderna, que obriga as pessoas a “virarem a noite” trabalhando ou estudando, um novo tipo de jet lag surgiu: o social.
O fenômeno ocorre pelo fato dos horários de sono serem desiguais, o que pode influenciar negativamente na saúde do indivíduo, desregulando seu metabolismo. “A privação de sono, seja por distúrbios ou por falta de tempo pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, além ocasionar perda de memória, baixo rendimento, dificuldade de concentração, sonolência diurna e pior: ansiedade e depressão”, explica a psicóloga Roberta Senra Roncatti.
O jet lag também pode ser medido pela diferença de horas descansadas entre um dia e outro. Quando o indivíduo dorme apenas seis horas durante a semana e tenta compensar o sono perdido durante os sábados e domingos, passando mais de dez horas na cama, o jet lag dele é de quatro horas.
O estresse aparece como uma das consequências da falta de rotina que pode ocasionar problemas maiores se não for resolvido há tempo. “O estresse e a pressão do cotidiano leva o indivíduo a se comportarem de maneira irregular. Infelizmente os métodos que a maioria das pessoas encontra para liberar toda essa tensão geralmente envolve o abuso de substâncias tóxicas, como álcool e drogas”, alerta a psicóloga.
Roberta chama a atenção para algumas atitudes simples que podem prevenir o quadro de estresse e o fenômeno do jet lag social, já que a ansiedade e a correria diária são os principais causadores de noites mal dormidas. “A principal delas é aprender a dizer ‘não’”, ressalta. “Conheça os seus limites e tente cumpri-los. Seja na sua vida pessoal ou profissional, recuse-se a aceitar responsabilidades adicionais. Tente ganhar controle sobre o seu ambiente. Por exemplo, se o trânsito o deixa tenso, tente ir por um caminho menos movimentado”.