< Voltar

Como conversar sobre conflitos no ambiente profissional?

Publicada dia 11/04/2024 às 15:49:06

como-conversar-sobre-conflitos-no-ambiente-profissional-

Giovana Dal Posso e Mariana Chagas


Seja na hora de discutir sobre um feedback negativo ou conflitos no ambiente de trabalho, nunca é fácil ter conversas mais “delicadas” no âmbito profissional. Para discutir e debater essas questões, o Atual convidou Cassiano Ferreira, consultor de Recursos Humanos da HR Consultoria, para responder algumas dúvidas e dar dicas sobre o assunto. Confira:

Atual -  Que conselhos você daria para comunicar feedbacks construtivos de forma eficaz, mesmo que sejam negativos?

Cassiano - O feedback negativo é algo que deve ser tratado com serenidade e de forma  profissional, foque no fato e não na pessoa, tenha empatia para entender que ambos estão discutindo a situação em em si e que ali estão para discutir quais foram os pontos que geraram aquela situação e o que culminou naquele “fato”. Durante o feedback o comunicador deve ser transparente, o feedback deve ser objetivo em busca de soluções para que o fato gerador não aconteça novamente, sem procurar culpados.

Atual -  Quais são as principais formas de garantir uma comunicação eficaz no local de trabalho, que todos os funcionários devem ter em mente?

Cassiano - A comunicação dentro do ambiente de trabalho é um dos principais fatores de sucesso e de insucesso, a comunicação deve ser clara e transparente, seguindo uma linha única, utilizar comunicados padrões é um canal de comunicação onde todos vão receber a mesma informação, este comunicado pode ser realizado através de e-mail, murais de recado e grupos de WhatsApp. Preste atenção aos detalhes ao transmitir informações, garantindo que todos os aspectos importantes sejam abordados e compreendidos.

Atual - Como manter a empatia e o entendimento mútuo durante conversas difíceis no ambiente de trabalho?

Cassiano - O foco do feedback é resolver um problema ou alcançar um objetivo compartilhado, e não ganhar uma discussão, mostre interesse no assunto e mostre que você está ali para ajudar e que está disposto a buscar formas de solução juntos, esteja aberto para ouvir e aberto para acolher o colaborador naquele momento crítico.

Atual - Qual é a importância da escuta ativa durante conversas difíceis e como os funcionários podem aprimorar essa habilidade?

Cassiano - A escuta ativa é importante para que quem esteja recebendo o feedback se sinta acolhido e ouvido. Demonstre interesse pelo fato, evite interrupções -  interrupções podem passar a imagem de que você não está interessado no assunto. Mantenha contato visual, ele demonstra engajamento na conversa, use expressões faciais como sinais positivos e de entendimento, faça uma análise ao final da fala do colaborador, isso demonstra que você ouviu atentamente a todo momento.

Atual - Como os líderes podem criar um ambiente propício para conversas honestas e abertas entre os membros da equipe?

Cassiano - O encorajamento é um dos pontos principais para que os membros da equipe possam compartilhar suas ideias e preocupações sem medo de retaliação. Ofereça canais de comunicação, isso pode incluir reuniões individuais, sessões de feedback em grupo ou plataformas online.