< Voltar

Com grande número de sepultamentos, administração busca novos túmulos

Publicada dia 16/04/2021 às 14:33:40

Thaís Balielo

com-grande-numero-de-sepultamentos-administracao-busca-novos-tumulos

Thaís Balielo


Com aumento de mortes por covid-19 em Santa Cruz do Rio Pardo, a Prefeitura está se organizando para aumentar a oferta de túmulo no Cemitério da Saudade e manter uma margem de segurança, evitando um colapso. O secretário de Administração, Fernando Rampazo relatou que até terça-feira, 13, haviam 20 túmulos disponíveis para aquisição e outros 20 em processo de retomada. Além disso, a administração deve construir nos próximos dias mais 45 gavetas sociais.

Ele explicou que as gavetas sociais são utilizadas para famílias carentes que não tem condições de adquirir túmulo, mas também pode servir para garantir que haja vaga de sepultamento caso o número de mortes siga crescendo.

Segundo Rampazo, a média de sepultamentos mensais em 2020 foi de 30. Este ano foram sepultadas 45 pessoas em janeiro, 48 em fevereiro, 65 em março, e até dia 12 de abril já haviam ocorrido 41 sepultamentos. Mesmo com esse grande aumento, o secretario acredita que com as medidas tomadas o cemitério estará atendendo sem chegar ao limite até o fim do ano. Ele explica que esses números divulgados são de túmulos livres, mas que existem muitos túmulos já comprados que possuem capacidade de sepultamento. “A maioria das mortes que estão ocorrendo na cidade são utilizados os túmulos que as famílias já possuem. São poucos os casos que utilizam os túmulos livres, então se seguir neste ritmo teremos tranquilidade até o fim do ano”, diz.

Outra ação da administração para desafogar o cemitério é a utilização de um terreno onde ficava a antena da rádio Difusora. O local está em processo de adequação para receber túmulos. Este tramite é mais demorado, mas quando for concluído deve abrir cerca de novos 900 túmulos.