< Voltar

Casos de metanol geram alerta e mudança de hábitos

Publicada dia 15/10/2025 às 18:10:57

casos-de-metanol-geram-alerta-e-mudanca-de-habitos


Os casos de bebidas adulteradas com metanol registrados no Estado de São Paulo acenderam o alerta também em Santa Cruz do Rio Pardo, onde a Prefeitura intensificou ações de fiscalização e capacitação das equipes de saúde. Na última sexta-feira, 3, a Vigilância Sanitária e a Fiscalização de Posturas realizaram uma blitz em bares e estabelecimentos do município para verificar a procedência das bebidas comercializadas e impedir a circulação de produtos falsificados.

Durante a operação, foram solicitadas notas fiscais e documentos de compra, além de vistoria dos estoques. A medida faz parte de um conjunto de ações preventivas adotadas para proteger a população contra os riscos da intoxicação por metanol, substância altamente tóxica que pode causar cegueira e até morte.

A jornalista Mariana Chagas, foi uma das centenas de pessoas que mudaram seus hábitos nas últimas semanas — ela relatou ter mudado seus hábitos de consumo diante da falta de informações seguras sobre quais bebidas são confiáveis. “Eu dei uma diminuída na bebida, tô evitando sair para beber, porque a investigação ainda tá muito no começo”, afirmou. Ela contou que passou a preferir consumir bebidas de procedência conhecida. “Pra eventos que eu já tinha fechado, tô preferindo beber em casa, com bebidas que eu já tinha ou compradas em mercado, como cerveja em latinha e outras prontas, que parecem mais seguras”.

Além da fiscalização, profissionais da UPA de Santa Cruz do Rio Pardo participaram, na segunda-feira, 6, de um treinamento do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) para aprimorar o atendimento em casos suspeitos de intoxicação. A Prefeitura informou que novas operações devem ocorrer nos próximos dias.