Estudante santa-cruzense faz vaquinha para participar de simulação da ONU

A estudante Rebeca Scucuglia Cezar Silva, de 13 anos, foi selecionada para participar da Simulação Mirim da ONU, que acontecerá nas universidades de Harvard e Yale, nos Estados Unidos. Aluna do oitavo ano do Colégio Camões, em Santa Cruz do Rio Pardo, Rebeca destacou a emoção de ter sido escolhida. “Foi um evento muito importante pra mim, foi onde eu entendi que todo meu esforço valeu a pena. E que finalmente posso seguir meu sonho de participar da conferência da ONU, além de ter a grande oportunidade de visitar e conhecer as minhas faculdades do sonho”, afirmou.
Para ela, a experiência internacional representa um marco na formação pessoal e acadêmica. “Isso representa pra mim uma grande oportunidade de poder representar minha cidade, escola e país, além de conhecer e observar questões mundiais que podem proporcionar grande conhecimento, que para mim seria de grande ajuda, já que quero atuar na parte jurídica”, disse.
O processo de seleção incluiu etapas de estudos e avaliações. “Foi uma procura incansável sobre diversas simulações, que me levou até a Internationali Negotia, a empresa que proporciona essa oportunidade. Depois de me filiar, me inscrevi na Harvard e Yale Grand Cultural, por meio de um extenso questionário, reuniões e discussões sobre minha participação”, explicou.
O principal desafio agora é financeiro. “Por mais do esforço dos meus pais, eles sozinhos não conseguem me bancar nessa jornada em tão pouco tempo. Então, estamos vendendo rifas e fazendo uma vaquinha online, onde qualquer valor ajuda muito”, relatou.
Rebeca acredita que sua conquista pode inspirar outros jovens. “Quando me vejo, uma menina do interior de São Paulo caminhando para oportunidades tão grandes, me sinto honrada e sei que muitas pessoas da mesma cidade possam se sentir inspiradas a seguir os seus sonhos”, declarou.
A vaquinha online para auxiliar nos custos da viagem pode ser acessada através do site: www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-harvard-e-yale-mun.