Santa Cruz tem 28 mil condutores ativos

Santa Cruz do Rio Pardo possui atualmente 28.209 condutores ativos, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Do total, 16.007 são homens e 12.202 mulheres. A maior parte dos motoristas da cidade possui habilitação na categoria AB, que permite conduzir motocicletas e automóveis. Nesse grupo, estão 6.632 mulheres e 8.256 homens. Já na categoria B, destinada a veículos de passeio, são 5.241 mulheres e 3.739 homens.
No município, três Centros de Formação de Condutores (CFCs) estão habilitados para oferecer o curso teórico de formação de motoristas. Esses estabelecimentos são responsáveis pelo processo de preparação exigido atualmente para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Entretanto, o modelo vigente pode passar por mudanças. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o Ministério dos Transportes a dar andamento a um projeto que suspende a obrigatoriedade de frequentar autoescolas para a emissão da CNH. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto em reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), no dia 1° de outubro.
A proposta prevê reduzir em até 80% os custos do documento, atualmente estimados em R$ 3.217,64, sendo que cerca de 77% desse valor é destinado às autoescolas. A meta é que a CNH custe em torno de R$ 645. Segundo o Ministério, o objetivo é ampliar o acesso à habilitação, já que 54% dos brasileiros não dirigem ou dirigem sem permissão.
A minuta do projeto ficará em consulta pública por 30 dias na plataforma Participa + Brasil, e depois seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Inicialmente, as mudanças devem contemplar apenas as categorias A e B.