< Voltar

Grupo CECAB leva capoeira social a todas as idade em Santa Cruz

Publicada dia 13/10/2025 às 09:20:01

grupo-cecab-leva-capoeira-social-a-todas-as-idade-em-santa-cruz


Santa Cruz do Rio Pardo vem sendo palco de um trabalho cultural e social que visa mudar vidas através da capoeira. O responsável é o professor Paulinho, integrante do grupo CECAB (Comunidade de Expressão Cultural da Arte Brasileira), que tem sede nacional em Brasília e atua em várias regiões do Brasil. Em Santa Cruz, o projeto já acontece há mais de um ano e conta rotativamente com cerca de 100 alunos, abrangendo todas as faixas etárias (de 3 a 80 anos).

Totalmente voluntário, o projeto não tem fins lucrativos nem conta com patrocínio fixo. Paulinho mantém as aulas com apoio eventual de doações e ainda fornece uniformes aos alunos durante o período em que participam. As atividades acontecem às segundas e quartas-feiras, às 19h30 e aos sábados, às 15h30, sendo abertas a toda população de Santa Cruz.

Além das aulas regulares, o professor também leva a capoeira adaptada ao Lar São Vicente de Paulo, com exercícios voltados ao movimento e à qualidade de vida dos idosos (muitas vezes deficientes), todas as sextas-feiras à tarde. Essa iniciativa conta com o apoio de Selma, sua companheira, que também auxilia nas atividades.

O reconhecimento ao trabalho veio recentemente, quando Paulinho e Selma foram homenageados na Câmara Municipal e aplaudidos pela dedicação à comunidade. Nos dias 15 e 16 deste mês, o projeto realizou ainda um encontro nacional de capoeira, que reuniu diversos capoeiristas e promoveu a graduação e entrega de certificados às crianças participantes.

Paulinho também ressaltou que este trabalho é totalmente voluntário e a motivação por trás é a paixão pelo esporte e a vontade dele de levar a cultura do esporte para lugares e pessoas que muito provavelmente não teriam acesso à essa expressão artística.