Jornal Atual
< Voltar

Carnaval popular 2019 acontece na praça

Publicada dia 22/02/2019 às 12:18:46

Fernanda Botelho

carnaval-popular-2019-acontece-na-praca


O Carnaval 2019 em Santa Cruz do Rio Pardo conta com programação gratuita na praça Deputado Leônidas Camarinha entre os dias 2 e 4 de março. Os blocos Acadêmicos da Estação, ACOGELC e Unidos do Samba da Divinéia desfilarão a partir das 20h30 pela Avenida Tiradentes até a Praça Deputado Leônidas Camarinha. Na praça o Grupo Borogodó do Samba receberá o público para um show animado de muitas marchinhas e clássicos do samba.

No domingo, 3, também haverá matinê, às 17 horas e a animação ficará por conta do Grupo Borogodó do Samba. A programação é gratuita e organizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

O carnaval popular já é tradição em Santa Cruz. Em 2018 a Polícia Militar estimou que passaram pelas noites de eventos cerca de cinco mil pessoas por dia.

No ano passado e também este ano a Secretaria de Gestão e Comunicação Social realiza durante o Carnaval uma campanha visual na Praça Deputado Leônidas Camarinha para conscientização de que bebidas alcoólicas e direção não combinam.

O Carnaval

Acredita-se que o Carnaval tenha origem em festivais primitivos que reverenciavam o renascimento da natureza e em festivais pagãos em homenagem ao deus Saturno, na Roma antiga. Nos países católicos, a festa passou a ser identificada como um intervalo de relativa liberdade antes do período da Quaresma, marcado por orações e abstinência de carne – o termo teria derivado da expressão em latim carnelevarium (se abster de carne).

Já no Brasil, o Carnaval surgiu no século 17, na forma do entrudo português, nome dado a uma série de brincadeiras (originalmente, “entrudos” eram os grandes bonecos que desfilavam nas ruas). No século 19, o entrudo começou a ser identificado como uma festa violenta, já que era baseado no lançamento de líquidos (incluindo a urina), ovos, farinha, areia e outros.

Coibidas pela polícia, as violentas brincadeiras do entrudo foram substituídas, no início do século 20, pelos elegantes corsos, nome dado ao desfile pelas ruas da cidade de grupos da elite que se fantasiavam e decoravam seus carros. Daí teria se originado o tradicional desfile de carros alegóricos das escolas de samba, que introduziram o gênero musical na festa.