Jornal Atual
< Voltar

25 de outubro: o Dia Internacional das Artistas

Publicada dia 24/10/2024 às 16:13:43

25-de-outubro-o-dia-internacional-das-artistas

Romano Paschoarelli


O dia 25 de outubro, em que é celebrado o Dia Internacional das Artistas, está chegando. A data exalta a contribuição de mulheres na arte e na cultura ao redor de todo o globo. Diversas artistas talentosas de diferentes áreas nasceram em Santa Cruz do Rio Pardo e o Atual destacou quatro delas. Confira!

Nascida em 1957, Regina Rheda é uma escritora que mistura suas experiências em cinema e televisão com uma prosa rica e envolvente. Seus contos e romances exploram temas como migração, conflitos de classe e direitos animais. Ela venceu o prêmio Jabuti em 1995 com sua antologia “Arca sem Noé – Histórias do Edifício Copan” e participou da direção de um episódio do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”. Regina mora hoje em Santa Cruz, mas no Estado da Califórnia (EUA).

Outra figura icônica é Cléo Ventura. Formada na Escola de Arte Dramática da USP em 1969, já atuou em produções da RecordTV e SBT, como “Cúmplices de um Resgate” e “Uma Rosa com Amor”. Cléo se destacou como empreendedora com a Cléo Ventura Comunicação e Arte, onde criou espetáculos e eventos para grandes marcas, conquistando prêmios no setor.

A cantora lírica e compositora Giovanna Maira é um exemplo de superação e talento. Desde um ano de idade, Giovanna vive com a cegueira causada por retinoblastoma, mas isso não a impediu de brilhar nos palcos, incluindo o Palácio do Planalto. Sua vitória no concurso Rosemary Kennedy, que reuniu 86 países, abriu portas para sua carreira internacional. Ela acumula dois álbuns lançados, “Um Outro Olhar” e “A Look Beyond”.

Mayara Nardo, pintora e mestra em Artes Visuais, tem se destacado por sua abordagem crítica à modernidade e sua fascinação pelas cores. Doutoranda em Poéticas Visuais pela UNICAMP, ela já expôs suas obras no renomado Museu do Louvre em Paris. Mayara destaca que sua técnica busca uma mediação entre o “ver”, o “perceber” e o “transformar”.