< Voltar

Gestação ainda carrega muitos mitos entre populares

Publicada dia 15/11/2018 às 09:59:05

Reprodução

gestacao-ainda-carrega-muitos-mitos-entre-populares


O ginecologista Lucas Tosi realizou uma palestra para gestantes da unidade de saúde da vila Fabiano no dia 24 de outubro. O tema foi Mitos e Verdades da Gestação. Ele revelou que a ideia da palestra se deu pelo fato de ainda ter muitos mitos que as pessoas acreditam.

Tosi revelou que ainda tem visto pacientes que ficam 40 dias sem lavar o cabelo após ter o bebê, ou que não comem determinados alimentos e que acreditam que enjoo tem a ver com bebê cabeludo, por exemplo. “Fomos conversando durante a palestra e elas foram tirando as dúvidas. Foi bem proveitoso. Tinha paciente de toda a idade gestacional inclusive quem havia acabado de ganhar o bebê”, conta.

Sobre enjoos, Tosi classificou como mito estar relacionado ao cabelo do bebê e como verdade que o limão ajuda a diminuir os sintomas. Também lembrou que é verdade que a gestante deve se deitar sempre para o lado esquerdo. Este fator tem a ver com não comprimir a veia cava.

Outro mito apontado por Tosi é que a grávida deve comer chocolate antes de fazer ultrassonografia para ver o sexo do bebê e explicou ainda que todas podem pintar o cabelo durante a gravidez.

Ele disse ser verdade que a gravidez facilita o orgasmo feminino, além de alertar que beber cerveja preta e comer canjica não ajuda em nada a produção de leite.

Entre os mitos ainda foi apontado que grávidas não podem ter contatos com gatos, mas que gatos vacinados e que se alimentam de ração não trazem riscos. É preciso tomar cuidado com o contato com as fezes do animal por conta da toxoplasmose.

Tosi alertou que os enjoos não são piores quando o feto é menina, e barriga pontuda não indica menino e nem redonda menina, um risco muito escuro na barriga não é sinal de bebê moreno, nem sempre barriga grande é sinal de bebê grande ou o inverso.

O ginecologista salientou também que é possível engravidar durante a lactação e, portanto, não deve abrir mão de métodos anticonceptivos.