Jornal Atual
< Voltar

Santa-cruzense é eleito governador do Rotary

Publicada dia 11/07/2019 às 10:44:55

Thaís Balielo

santa-cruzense-e-eleito-governador-do-rotary


No dia 29 de junho tomou posse como governador do Rotary, o santa-cruzense Alziro Kühne de Oliveira, 66. É a segunda vez que Santa Cruz tem um governador. A primeira vez foi na gestão 82-83 em que José Eduardo Piedade Catalano ocupou o cargo.

Contador aposentado, Alziro faz parte do Rotary de Santa Cruz desde 2001 e já foi presidente do clube por três vezes. Alziro conta que os companheiros o haviam incentivado a candidatar-se, e o clube aprovou o lançamento de seu nome. Então, houve um processo de seleção em que ele se destacou e foi escolhido. Antes de tomar posse, Alziro participou de um treinamento em San Diego, nos Estados Unidos, onde conheceu o presidente do Rotary Internacional.

A solenidade de posse aconteceu em Avaré com representantes de clubes de diversas cidades do estado. A cidade foi escolhida por centralizar mais as distâncias entre as cidades participantes. Estiveram presentes cerca de 550 pessoas.

Como uma das funções de governador, Alziro deve visitar os 97 clubes de Rotary de seu distrito. No Brasil são 31 distritos com uma média de 2.400 clubes. O Rotary está em 217 países. São aproximadamente 1.230.000 líderes.

“O Rotary é um clube de líderes profissionais que são convidados a participarem do clube. Você é voluntário e paga por isso. O pagamento vai para uma fundação e este dinheiro subsidia projetos distritais e globais”, revela.

Para Alziro, o Rotary beneficia a comunidade local e mundial com suas áreas de enfoque como paz e resolução de conflitos; prevenção de doenças; saúde materna e infantil; educação básica; recursos hídricos e saneamento; e desenvolvimento econômico comunitário.

Junto com o governador é eleita também a esposa como coordenadora distrital. Alziro conta que a esposa Maristela participa ativamente do Rotary, pois também é rotariana, já foi presidente do clube e também já ocupou o cargo de governadora assistente.