< Voltar

Santa Cruz registra 605 casos de dengue

Publicada dia 08/10/2019 às 09:17:49

Thaís Balielo

santa-cruz-registra-605-casos-de-dengue


Até o momento Santa Cruz do Rio Pardo já registrou neste ano 605 casos de dengue, o último caso confirmado foi na segunda-feira, 30. Segundo a Secretaria de Saúde, três casos ainda estão sob suspeita e aguardam confirmação.

Segundo o órgão, altas temperaturas e chuvas são uma combinação que favorece o aumento da população do mosquito transmissor da dengue, com um duplo resultado. Em contato com a água das chuvas, os ovos colocados há semanas ou meses nas casas puderam dar origem a novos mosquitos. Ao mesmo tempo, com as chuvas, aumenta a oferta de criadouros para as fêmeas do Aedes aegypti colocarem seus ovos. “É um ciclo que pode ser interrompido com ações simples e semanais de vistoria das nossas próprias casas, usando apenas 10 minutos por para remover criadouros no ambiente doméstico”, explicou Diego Singolani

O objetivo das ações caseiras é interferir no ciclo de desenvolvimento do vetor, impedindo que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta. “O Aedes aegypti vive e se reproduz, em geral, dentro e no entorno das residências, por isso temos que ter cuidado redobrado com nossas casas”, finaliza.