< Voltar

Psicóloga apresenta trabalho na Europa

Publicada dia 13/09/2019 às 16:42:40

Arquivo Pessoal

psicologa-apresenta-trabalho-na-europa


A psicóloga, especializada em transtornos alimentares, Estefânia Lorenzetti teve sua pesquisa aprovada no Congresso de Terapia Nutricional tido como o mais importante do mundo. O congresso europeu (ESPEN) acontece em Cracóvia, na Polônia. Ela esteve no país europeu na última semana para apresentar sua pesquisa, conhecer outras pesquisas da área e aproveitar para fazer cursos e se enriquecer culturalmente.

O trabalho aprovado e apresentado no congresso de Cracóvia traz o tema “O impacto do comer emocional em pacientes obesos pós-cirurgia bariátrica”.

O estudo trouxe dados significativos. Então, durante uma conversa com um amigo resolveu inscrever sua pesquisa no congresso europeu.

Estefânia conta que entre os médicos brasileiros que foram pra o congresso houve uma curiosidade sobre uma psicóloga trazer dados relevantes e apresentar a importância de tratar a obesidade por um viés psicológico.

“Tudo está interligado: o fisiológico e o psicológico. O paciente ganha quando há essa interdisciplinaridade. Ganha antes e ganha depois, como aconteceu comigo. Aprendi a eliminar o sobrepeso na mesma proporção que aprendi novos hábitos saudáveis e, mais que isso, a chave do sucesso é como manter o peso depois de eliminá-lo”, argumenta.

A profissional acredita que muitas vezes acontece um reganho de peso após a cirurgia bariátrica, pois o paciente não aprendeu novos hábitos. “Juntos com a instalação de novos hábitos é necessário cuidar das emoções e dos pensamentos. Quando conseguimos controlar nossa forma de pensar, podemos instalar e manter comportamentos saudáveis em relação à alimentação”, afirma.

Ela conta que seu interesse pela área de alimentação se deu por um problema pessoal com peso no final da faculdade. “Cheguei a engordar 20 quilos em dois anos. Porém, até o fim da faculdade já tinha eliminado 22 quilos e adquirido hábitos saudáveis”, revela.

A mudança de vida veio com orientação nutricional aliada aos exercícios, mas foi com técnicas da terapia cognitiva comportamental que ela alcançou seus objetivos e conseguiu manter o peso depois de eliminá-los.

Estefânia conta que foi muito emocionante quando soube da sua seleção para o congresso. “Soube do resultado por meio de um amigo que também inscreveu sua pesquisa. Ele veio me parabenizar e fiquei sem acreditar. Quando li estava tão nervosa que não entendia nada. Foi emocionante e engraçado”, diz.

“Quero trazer novidades aos colegas de trabalho e aos profissionais de saúde que tenham interesse. A ideia é fazer um evento pós-congresso e compartilhar esses recentes achados sobre a obesidade”, revela.