< Voltar

Campanha Abril Laranja alerta para maus tratos a animais

Publicada dia 18/04/2019 às 17:11:57

Reprodução

campanha-abril-laranja-alerta-para-maus-tratos-a-animais


Estimativas apontam que há mais de 200 milhões de cães abandonados no mundo. Por conta disso, o mês de abril é dedicado à prevenção da crueldade contra os animais, com a campanha “Abril Laranja”.

Em Santa Cruz do Rio Pardo há diversos grupos e pessoas que se dedicam a causa de ajudar os animais. A fiscal Márcia Gaspar é uma delas.

Ela conta que chega a se emocionar quando fala desta situação de abandono e maus tratos. “Tenho presenciado várias situações de maus tratos e abandono, mas posso afirmar que na grande maioria são pessoas tentando de alguma forma ajudar. O poder público oferece um pouco para tentar amenizar a situação destes animais em situação de rua. A castração oferecida pelo munícipio é primordial, pois vai evitar as ninhadas desenfreadas”, argumenta.

Responsável pela triagem do programa de castração municipal, Márcia também lamentou que muitas pessoas só procuram o poder público quando a situação está insustentável. “Vejo muitos lugares com acúmulo de animais. Quando vêm para a gente já tem de 10 até 30 animais. O ideal é entrar em contato no começo para a gente poder castrar e não deixar a situação ficar alarmante”, aconselha.

Márcia pondera ainda que em Santa Cruz os moradores ajudam bastante. “Sempre vemos um potinho de água ou ração nos lugares. Os animais não são problema apenas do poder público, mas sim de toda a sociedade. Se cada um fazer um pouco vai amenizar a situação. Não podemos empurrar o problema para os outro. Não vire as costas para os animais”, apela.

Segundo ela, o abandono pode ser evitado com a castração. “Se não temos condições de ter mais animais então temos que castrar. Existem clínicas veterinárias que fazem a castração a preço popular. Nós do Programa de Castração Municipal lutamos para conseguir castrar o máximo de cadelas e gatas que vivem nas ruas, e com isso diminuir o número de animais abandonados”, afirma.

Márcia acha muito importante essa campanha de conscientização dos maus tratos. “Temos que plantar no coração das pessoas a começar pelas crianças que devemos dar valor e proteger todo ser vivo que Deus colocou na terra sob nossos cuidados. As pessoas estão descartando muito fácil seus animais, basta ficar doente, latir muito, fazer xixi no tapete, qualquer coisa é motivo para abandonar”, lamenta.

Vale lembrar que além de abandonar, maltratar animais é crime no Brasil. A Lei Federal nº 9.605/98, de Crimes Ambientais, prevê, no Artigo 32: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime”.