< Voltar

Vereadores se reúnem com Sindicato e agricultores para discutir sobre crise

Publicada dia 18/02/2019 às 12:50:08

Claudio Antoniolli

vereadores-se-reunem-com-sindicato-e-agricultores-para-discutir-sobre-crise


Na última segunda-feira, 11, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Rio Pardo, Paulo Pinhata (DEM), convocou uma reunião com o Sindicato Rural, agricultores, Secretaria da Agricultura, Casa da Agricultura e imprensa, para buscar soluções na tentativa de amenizar e encontrar soluções para o grande prejuízo que os produtores de soja da região estão sofrendo. “Nós recebemos um relatório do Sindicato Rural, e é preocupante a situação, alguns produtores estão perdendo 70% da sua produção, então marcamos a reunião para tentar entender a situação, e ver o que pode ser feito pelos vereadores”, falou Pinhata.

Antônio Salvador Consalter, presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Rio Pardo, falou em nome dos agricultores. “No começo de fevereiro o Sindicato fez um relatório da situação, e ficamos preocupados, os prejuízos para os produtores de grãos estão girando em torno de 40 a 70%, enviamos esse relatório para várias autoridades e entidades, pois algo precisa ser feito”, revelou.

Os grandes problemas foram à falta de chuvas e as altas temperaturas. Consalter também falou em valores, e consequências inclusive na economia do município. “A situação é alarmante, o prejuízo pode chegar a R$ 100 milhões, e boa parte deste dinheiro entraria no comércio local, mas não vai, então não é um problema só dos agricultores, por isso a intenção do Sindicato de mobilizar a todos”, disse.

A principal reinvindicação dos agricultores é um novo prazo em financiamentos de maquinários além de financiamentos bancários. “Precisamos conscientizar nossas autoridades do problema, e depois com apoio deles buscar as soluções com os agentes financeiros, para que os agricultores possam ter um respiro, precisamos prolongar essas dívidas ao menos por uns três anos”, finalizou Consalter.

Os vereadores presentes na reunião (Marcos Cantor, Luciano Severo, Murilo Sala, Maura Macieirinha, Lourival do Raio-X) se comprometeram em buscar apoio com seus deputados. Já Paulo Pinhata mobilizou as demais Câmaras de Vereadores da região, e na quinta-feira, 14, uma nova reunião foi realizada com a presença de vários edis das cidades da região. No encontro, os vereadores disseram que formarão uma comissão para ir até Brasília.

Clélio Marsola, um dos agricultores presente na reunião da segunda-feira, conversou com o Atual, e agradeceu a preocupação dos vereadores. “Muito importante esse apoio, a gente vê que não está sozinho, os pequenos e médios agricultores estão passando por muitas dificuldades, choveu muito pouco, tenho um sitio no Caetê que era do meu pai desde 1962, e temos uma mina lá, e até mesmo essa mina está secando, nunca vi isso, talvez o homem da cidade não sinta tanto a falta de chuva, mas no campo nós sentimos, e muito”, relatou.

Marsola espera que as autoridades, e principalmente os agentes financeiros se sensibilizem com a situação. “Eu acho que alongar a nossa divida por três anos ainda é pouco, teve gente que perdeu quase tudo da colheita, mas já é alguma coisa, pois se nada for feito teremos que vender maquinários, e como vamos trabalhar depois?”, indagou.