< Voltar

Contratação temporária é oportunidade de emprego

Publicada dia 29/11/2019 às 11:31:24

Thaís Balielo

contratacao-temporaria-e-oportunidade-de-emprego


Com o aumento das vendas no final do ano e abertura a noite do comércio, começam a surgir as vagas de empregos temporárias. Muitas lojas, principalmente do setor de vestuário já estão contratando. A oportunidade das vagas temporárias é a chance de muitos jovens conquistarem o primeiro emprego formal.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a oferta de vagas temporárias para o Natal de 2019 será a maior em 6 anos. Segundo projeção da entidade, serão contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano para atender ao aumento sazonal das vendas. O número é 4% maior do que o registrado em 2018 (87,5 mil). 

De acordo com o estudo da CNC, os maiores volumes de contratações deverão ocorrer nos ramos de vestuário (62,5 mil vagas) e de hiper e supermercados (12,8 mil). A taxa de efetivação dos trabalhadores temporários deverá ser maior do que nos últimos cinco anos, com expectativa de absorção definitiva de 26,1%.

Em Santa Cruz, a gerente da loja Torra Mais, Bruna Cristina de Barros Costa, está com uma boa expectativa boa para as vendas deste ano. No dia primeiro de dezembro duas funcionárias temporárias começam e novas contratações serão feitas quando o comércio começar a abrir a noite.

Ela revela que todo ano contrata funcionários temporários e muitos já foram efetivados, como a vendedora Gabriela Vitória Fernandes, 19. Ela conseguiu uma vaga de final de ano em 2017 e acabou conquistando o emprego efetivo. “Estava à procura de emprego e vi na vaga temporária uma oportunidade”, diz.

A gerente da loja Ki Da Hora Modas, Regiane Maria Peloja, acredita que este ano seja preciso contratar mais temporários que em 2018. “A expectativa está melhor este ano. Já estamos com temporários trabalhando e em 2018 só contratamos em dezembro mesmo”, revela.

O vendedor Eduardo Iuri Vieira, 18, é um dos contratados para as vagas temporárias da loja. Ele já havia trabalhado como garçom e agora conseguiu uma vaga de emprego temporário como vendedor. “Pretendo me empenhar para conquistar a vaga efetiva na loja”, garante.

Thaís de Souza Silva, 19, foi contratada como temporária na loja ÉD+ no final do ano passado e agarrou a oportunidade de conquistar o primeiro emprego formal. “Vi a vaga e trouxe o currículo, fiz um teste e acabei ficando, logo fui efetivada e até mudei para o cargo de caixa”, relata.