< Voltar

Cartão deve ter novas regras de crédito

Publicada dia 02/05/2019 às 09:21:13

Thaís Balielo

cartao-deve-ter-novas-regras-de-credito


O consumidor terá em breve uma nova possibilidade de crédito que será oferecido: o crediário no cartão. Com a economia em crise e a inadimplência e desemprego em massa, o consumidor brasileiro terá que tomar cuidado para não ter uma nova ferramenta para se endividar. A novidade anunciada pela Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) é vista como oportunidade para que os pequenos lojistas consigam oferecer prazos mais longos.

Ainda restam dúvidas sobre a forma de funcionamento do "novo crédito". Tanto que o Procon-SP notificou a Abecs para que realize esclarecimentos. Na prática, toda vez que o consumidor inserir seu cartão em uma máquina terá, pela proposta, a possibilidade de realizar o pagamento por três opções: débito, crédito e crediário. A "novidade do crediário no cartão" é, por exemplo, possibilitar que o cliente possa, no ato, parcelar em até 36 vezes.

Hoje, quem compra pelo cartão pode pagar na hora (debitar direto em sua conta bancária) ou adiar o pagamento para a fatura do cartão (em até 30 dias no crédito). E quem não consegue pagar a fatura mensal do cartão tem à disposição o parcelamento da dívida do cartão (rotativo).

O economista Edvaldo Barbosa Santos acredita que esta nova opção será vantajosa para os pequenos comerciantes. “No sistema atual, o vendedor faz um acordo com a empresa de cartão para fazer financiamento para parcelar em poucas parcelas. As lojas de departamento conseguem negociar melhor e vendem em 10x sem juros. Normalmente são clientes grandes que conseguem oferecer este parcelamento”, explica.

Para Edvaldo a nova modalidade vem favorecer o pequeno comerciante que pode oferecer o mesmo que a grande empresa. “Estão abrindo esta brecha para que o pequeno comerciante possa vender em prazo maior como estas grandes lojas. Claro que é preciso tomar cuidado com o superendividamento, mas nas condições atuais já existe este risco”, diz.

O economista aconselha que para não se endividar é preciso sempre pagar a fatura do cartão à vista para evitar entrar no rotativo. “Nesta opção de crediário as parcelas são fixas e pagas junto da fatura. É uma opção para a pessoa que está com uma necessidade de comprar. Não pode comprar por impulso. Tem que estudar o orçamento e saber quanto ela pode gastar por mês na prestação e lembrar que vão ser vários meses”, aconselha.