Jornal Atual
< Voltar

Santa Cruz encenará musical Saltimbancos

Publicada dia 28/05/2019 às 08:59:01

Thaís Balielo

santa-cruz-encenara-musical-saltimbancos


Nos dias 7 e 9 de junho, às 20h, o Palácio da Cultura receberá uma grande produção de teatro musical infantil. Será a apresentação do espetáculo Os Saltimbancos promovida pelo Centro Cultural Special Dog. A entrada é gratuita.

Regente da orquestra sinfônica e professor no Centro Cultural Special Dog,

Eduardo Augusto é um dos organizadores da apresentação. Ele revelou que a apresentação irá envolver os três setores do Centro Cultural: a orquestra, o circo e o coral. O músico revela que já teve a oportunidade de reger este musical em Tatuí em 2017, e ainda afirmou acreditar que o que está sendo preparado em Santa Cruz será ainda melhor que o daquela cidade.

“Aqui está sendo feito um pouco diferente. O pessoal está muito mais focado, empenhado e se preparando para um grande salto que vamos dar. O Centro Cultural tem papel fundamental, pois dá toda a estrutura para que isso possa acontecer”, lembra.

Eduardo disse estar com altas expectativas em relação ao espetáculo. Ele espera que tenha muita procura. A ideia é de reapresentações em datas futuras e ainda fazer apresentações em outras cidades. “Queremos expandir este conhecimento. Este trabalho que está sendo feito aqui. O Centro Cultural está contribuindo muito”, argumenta.

A regente do coral Daniele Montulezze explicou que a montagem envolve o coral jovem com 60 vozes, a orquestra com professores, alunos com todos os naipes dos instrumentos e o circo que tem os quatro bichos fundamentais e mais um elenco de mais 15 pessoas aproximadamente. Os figurinos estão sendo feitos com apoio do pessoal do corte e costura.

Ela explica que o texto é o tradicional do Chico Buarque, mas que Fernando Milani fará algumas adaptações. Para a parte de coreografia, o argentino Reinaldo Puebla e Silmara Drezo do instituto Bacareli irão dar um workshop para o coral para que eles aprendam a desenvolver a parte cênica junto com o circo.

A história – “Os Saltimbancos” narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. O texto tem autoria de Chico Buarque, que escreveu as letras com base em “Os Músicos de Bremen”, obra do folclore alemão criada pelos Irmãos Grimm.

A peça conta a história de quatro animais – um jumento, uma galinha, uma gata e um cachorro. Os personagens sofrem na fazenda em que vivem e resolvem fugir para a cidade, onde pretendem viver como músicos. Os animais não chegam à cidade e a peça mostra o caminho percorrido por eles até chegar ao novo destino deles.