Jornal Atual
< Voltar

Comida japonesa vem atraindo cada vez mais o gosto brasileiro

Publicada dia 21/09/2018 às 13:22:24

Thaís Balielo

comida-japonesa-vem-atraindo-cada-vez-mais-o-gosto-brasileiro


A culinária oriental atrai muitos adeptos entre os brasileiros principalmente por ser uma opção diferente e saudável à alimentação tradicional. A mudança nesta comida para os gostos nacionais chama a atenção da população, que prefere pratos com sabores e cores mais fortes do que são praticados na cozinha original. Santa Cruz do Rio Pardo não poderia ser diferente e cada vez mais novas opções de comida oriental vem surgindo na cidade e região.

O sushiman Luiz Eduardo Vieira da Silva veio para Santa Cruz recentemente para abrir um restaurante de comida oriental com seu sócio santa-cruzense. Ele conta que já trabalhou em restaurantes em São Paulo, Maceió, Aracajú e Paraná. Sempre com comida oriental e em alguns lugares com comida peruana.

Começou a trabalhar na área de gastronomia em 2006. “Comecei como auxiliar e fui me interessando pelo trabalho dos chefs e muitos começaram a me olhar e dizer que eu tinha o dom para esta área, então fui buscando me aperfeiçoar e logo já estava trabalhando como sushiman”, conta.

Ele lembra que peixe tem que ser muito bem manipulado, é preciso ser fresco e estar sempre refrigerado até o momento da montagem dos pratos. A base do sushi é o arroz e a alga marinha (Nori), já os sabores e tipos de peixes podem variar.

Eduardo conta que no Brasil os sushis tem variações que não existem no Japão como os sushis doces e os hot rolls. Ele revela que o sushi Califórnia foi adaptado com manga no Brasil e em outros locais é utilizado o abacate.

Para fazer comida japonesa em casa é preciso tomar alguns cuidados. O principal é o cuidado com o peixe e com a limpeza para não contaminar. As facas tem que estar bem amoladas e higienizadas. Não se deve fazer muita força porque o peixe é muito delicado, e também não se deve pegar muito, pois a mão esquenta a peça. Eduardo acredita que o Temaki seja mais fácil que o sushi para quem quer fazer em casa.

Nascido em Maceió, aprendeu o ofício de sushiman em São Paulo. “Depois que aprendi comecei a andar e buscar mais conhecimento. Ajudei a abrir muitas casas de comida oriental”, conta. Após trabalhar em restaurantes renomados na região de Alfaville, em São Paulo, Eduardo veio para o interior e passou por cidades como Boituva, Sorocaba, Avaré, Piraju, Cerquilho, e agora veio com a família para Santa Cruz para a nova empreitada.

Eduardo conta que seu atual parceiro era seu cliente antes de se tornar sócio. “Ele comeu em um restaurante que eu trabalhava e me procurou para a sociedade. Aceitei e estamos agora com esta nova casa na cidade”, conta.