< Voltar

Dia do Urologista busca conscientizar homem a cuidar da saúde

Publicada dia 29/09/2021 às 10:32:27

dia-do-urologista-busca-conscientizar-homem-a-cuidar-da-saude


O do Dia do Médico Urologista, celebrado em 12 de setembro, tem por objetivo contribuir para a conscientização do homem brasileiro quanto à necessidade de cuidar melhor da própria saúde, consultando um médico especializado em diagnosticar e tratar problemas específicos do sistema geniturinário. A urologia é a especialidade da medicina que trata os distúrbios do sistema genital masculino e do aparelho urinário de ambos os sexos.

O dia 12 de setembro foi escolhido como o Dia do Urologista por ser a data de nascimento do médico urologista e grande político brasileiro, Juscelino Kubitschek de Oliveira, aclamado, em outubro de 2005, como patrono da urologia brasileira.

O urologista Clélio Zanoni Filho lembrou que os médicos urologistas têm importante papel a desempenhar na atenção à saúde, especialmente do homem, pois cabe a eles diagnosticar e tratar doenças como cânceres de próstata e pênis, infertilidade, disfunção erétil, incontinência urinária, além de atuar na prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

“O urologista muita gente acha que só cuida de homem, mas é um médico que cuida desde o recém-nascido até o idoso, tanto homem quanto mulher, por ser especialista dos rins e bexiga. Cuida dos tumores renais e do trato urinário, das infecções, dos cálculos renais, incontinência urinária, fimose, são muitos os problemas que o urologista trata em ambos os sexos”, diz.

Clélio salienta que as campanhas de conscientização ajudam, e o homem tem ido cada vez mais ao consultório para fazer exames preventivos. Porém, pondera que comparado às mulheres ainda é um número pequeno. “A mulher procura o ginecologista a partir da primeira menstruação e o homem posterga ao máximo. Mulher é muito mais cuidadora de sua saúde”, compara.

Outro aspecto das campanhas frequentes sobre urologia e saúde do homem é que causa uma confusão de que o urologista é o médico do homem. “No entanto as mulheres também devem procurar o urologista para tratamento de infecção urinária, calculo renal, incontinência urinária e até tumores”.