Cistite de lua de mel é causada por microtraumas durante relação

Recentemente a cantora Anitta deu uma declaração no canal do YouTube da apresentadora Sabrina Sato que chamou a atenção. Durante a conversa, a estrela da música pop revelou que sofre de cistite de lua de mel, uma espécie de inflamação na região da bexiga. O médico ginecologista Gustavo Brasil Zacura explicou sobre esta condição para os leitores do Atual.
Durante o bate-papo Anitta declarou que quando tem relações com algum parceiro “mais avantajado” sofre de inflamação depois. Zacura explicou que a este tipo de inflamação conhecida como cistite de lua de mel ou pós-coito, tem mais relação com a intensidade da relação sexual e não tanto com o tamanho do pênis.
Trata-se de uma inflamação na região da bexiga, ocasionada pela invasão de bactérias intestinais no sistema urinário. Geralmente acontece devido ao movimento de fricção constante entre os órgãos genitais durante o ato sexual que podem causar microtraumas na uretra, facilitando que bactérias da região genital e anal possam levar a uma inflamação ou infecção.
O ginecologista explicou ainda que o preservativo pode ajudar a evitar as lesões por conta da lubrificação, mas a infecção pode ocorrer mesmo assim, pois o problema é causado pelas lesões e a bactéria é da própria pessoa, não do parceiro. “Os cuidados para evitar este problema seria higiene dos órgãos genitais antes e depois do coito e esvaziar a bexiga após a relação. Outro cuidado é usar lubrificante se não tiver boa lubrificação natural, pois diminui o atrito”, ensina.
Os principais sintomas são ardência no canal vaginal, ardência uretral, vai toda hora ao banheiro e sai pouco xixi, dor pélvica, mal estar, fraqueza, e febre se for infecção. Os sintomas de infecção ou inflamação são quase os mesmos, Zacura explicou que o exame de urina que irá diagnosticar, para então ser definido o tratamento.