< Voltar

Campanha de vacinação de Sarampo e Gripe tem dia D

Publicada dia 30/04/2022 às 12:42:05

campanha-de-vacinacao-de-sarampo-e-gripe-tem-dia-d


A queda nos índices de cobertura vacinal contra o sarampo no país fez a doença reaparecer, com isso, a campanha do Ministério da Saúde deste ano contra a influenza inclui a vacinação de profissionais de saúde e crianças de até 5 anos também contra o Sarampo.

Neste sábado, 30, todas as unidades de Saúde, exceto o Posto central da Avenida Tiradentes, estarão vacinando crianças contra sarampo e influenza e ainda vacinação de covid-19 para públicos já atendidos para reforços. Os postos irão funcionar das 7 às 16 horas. Para os moradores da região central, a vacinação ocorrerá no Centro de Saúde da Mulher (antiga maternidade).

A enfermeira, coordenadora da vigilância epidemiológica, Ana Carolina Mariano, explica que a cobertura vacinal de sarampo e até de outras doenças de forma geral tem caído ano após ano. Ela acredita que teorias da conspiração que atribuem doenças a vacinação e até mesmo pela falta do medo já que não se vê muitos casos das doenças faz com que as pessoas vacinem cada vez menos.

“Aí quando surge um surto as pessoas correm se vacinar. Vimos isso em 2010 no surto de febre amarela, havia tumulto de pessoas querendo se vacinar e teve um caso de morador que quase derrubou o portão, pois queria vacina. Se as pessoas estivessem com seus esquemas vacinais sempre em dia não precisariam se preocupar”, lamenta.

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade. A meta é vacinar 95% do público infantil (público-alvo de 12,9 milhões) contra o sarampo e atualizar a caderneta vacinal dos profissionais de saúde. Estes trabalhadores já têm a vacina disponível contra a gripe desde o começo do mês.

Em 2015, o Brasil havia registrado os últimos casos autóctones (transmitidos dentro do país) de sarampo e em 2016, recebeu a certificação da eliminação do vírus endêmico. Não houve confirmação de casos da doença nos anos de 2016 e 2017. Entretanto, em 2018, o vírus do sarampo foi reintroduzido no país, ocasionando um surto com 9.325 casos. No ano de 2019, 12 meses após a reintrodução mencionada, o vírus do sarampo continuava com transmissão ativa e a circulação endêmica da doença foi restabelecida no Brasil.

As crianças menores de 5 anos também receberão a dose contra a influenza. As vacinas podem ser administradas no mesmo dia. A vacina contra gripe será oferecida para idosos, profissionais de saúde, crianças e gestantes no dia 30. A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.