< Voltar

Cães e cadelas também podem ter doenças sexualmente transmissíveis

Publicada dia 23/01/2018 às 18:32:20

Carol Leme

caes-e-cadelas-tambem-podem-ter-doencas-sexualmente-transmissiveis


Assim como a aids, sífilis, gonorreia, entre outras doenças que atingem os seres humanos, os animais também estão sujeitos a doenças transmitidas sexualmente. O TVT (Tumor Sexualmente Transmissível) é um tumor ou uma espécie de câncer que se dá através da transmissão de células doentes para o órgão genital do animal, no macho ou na fêmea e é transmitido pelo contato – na maioria das vezes sexual -de um animal sadio com o contaminado. “A transmissão ocorre por contato direto do tumor em mucosas, como no momento do coito, lambedura e até por cheirar regiões genitais, assim é feita a propagação do tumor para cães, que pode se formar no pênis, vagina, focinho, boca, olhos e, em casos mais raros, na pele”, explica o médico veterinário Kaio Sérgio da Venda.

Segundo o veterinário, o diagnóstico é dado pelos sintomas e a característica da lesão, bem como o histórico clínico e exames laboratoriais. “Os sintomas são as lesões características e o sangramento do pênis ou da vagina, por isso toda anormalidade deve ser apresentada rapidamente a um especialista”, indica.

Se a doença não for tratada a tempo, pode ocorrer a metástase do tumor para outros tecidos, infecções secundárias que podem desencadear outras doenças e levar o animal à morte. “O tratamento é feito de acordo com a gravidade do caso, mas sempre envolvendo sessões de quimioterapia”, detalha. A quimioterapia acontece de modo semelhante a em humanos, provocando a destruição das células cancerígenas, e podendo trazer alguns efeitos colaterais como perda de apetite, náuseas, vômitos, diarreias e queda da defesa imunológica.

Como se trata de uma doença transmissível, Kaio explica que a melhor forma de prevenção é a castração, que irá evitar o contato sexual entre os animais.