< Voltar

Maioria dos trabalhadores de Santa Cruz levam de 6 a 15 minutos para chegar ao trabalho

Publicada dia 17/10/2025 às 12:40:32

maioria-dos-trabalhadores-de-santa-cruz-levam-de-6-a-15-minutos-para-chegar-ao-trabalho

Bruno Vila Costa


Em Santa Cruz do Rio Pardo, a rotina de deslocamentos para o trabalho revela uma característica positiva da vida urbana local: a proximidade entre os locais de moradia e as principais áreas de atividade econômica e educacional. Segundo dados do Censo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maioria dos cidadãos levam cerca de 6 a 15 minutos para chegar ao trabalho, tanto entre homens quanto entre mulheres. Vale ressaltar que o meio de transporte mais utilizado na cidade são os carros, seguido de moto e logo depois vem “a pé”, mostrando uma tendência das pessoas preferirem ir caminhando para o trabalho ao invés de ônibus público, por exemplo.

De acordo com o IBGE, Santa Cruz tem 46.442 habitantes e apresenta uma taxa de urbanização de 93,99%, o que significa que quase toda a população vive em áreas urbanas. Essa configuração favorece trajetos mais curtos e acessíveis, seja para o trabalho, seja para levar crianças à escola ou creche.

Outro ponto importante é o deslocamento para o estudo. Em municípios com alto índice de urbanização, como Santa Cruz do Rio Pardo, grande parte dos estudantes frequentam escolas dentro da própria cidade, o que reduz o tempo gasto no trajeto e facilita a rotina de pais e responsáveis.

Vale lembrar que a mobilidade urbana é um tema muito em alta, que inclusive foi tema do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) recentemente, mostrando que se tornou uma pauta muito importante e resultou em um interesse maior da população em relação ao tema. A mobilidade urbana eficiente é um fator que influencia diretamente na qualidade de vida, menores tempos de deslocamento permitem que as pessoas tenham mais tempo para o convívio familiar, lazer e descanso, além de reduzir o cansaço diário e os gastos com transporte.