O que os astros reservam para Santa Cruz em 2026?
Depois de um 2025 marcado por disputas políticas, dificuldades na prestação de serviços públicos e mudanças no comando do Executivo, Santa Cruz do Rio Pardo entra em 2026 sob a expectativa de novos rumos. Mas o que o próximo ano reserva para a cidade? Para responder a essa pergunta, o Atual ouviu o astrólogo João Bidu, que analisou o cenário astrológico de 2026 a partir do signo do município e dos principais atores da política local.
Segundo as previsões, o período tende a ser marcado por tensões, disputas de poder e desafios institucionais, mas também pode abrir espaço para modernização, diálogo e soluções inesperadas, especialmente em áreas ligadas à tecnologia, comunicação e gestão urbana. Confira a entrevista:
Atual: Em 2025, Santa Cruz do Rio Pardo enfrentou desafios na prestação de serviços essenciais, como a coleta de lixo. Do ponto de vista astrológico, 2026 tende a favorecer soluções para essas questões urbanas ou indicar novos períodos de tensão?
João Bidu: Na Astrologia, Plutão e a 8ª Casa são as forças astrais mais associadas à limpeza, ao descarte do que não serve mais. Plutão está em Aquário indicando uma certa tensão e a necessidade de mudança de postura em relação ao problema. Algo mais novo, moderno e tecnológico seria a solução ideal, mas como Plutão é um planeta com uma força destruidora muito forte, não se afasta a possibilidade de mais tensões.
Atual: O cenário político de 2025 foi marcado por uma eleição apertada, troca de comando no Executivo e embates entre Prefeitura e Câmara. Que tipo de energia esse contexto projeta para 2026?
João Bidu: Os embates e as divergências devem continuar, pois Santa Cruz é de Capricórnio e o planeta regente do signo, Saturno, entra em Áries, na 4ª Casa, indicando dificuldades de relacionamento. Debates acalorados e em algumas vezes até violentos podem ocorrer.
Atual: A relação entre o Executivo e o Legislativo teve momentos de tensão em 2025, especialmente envolvendo o presidente da Câmara, Juninho Souza. Para 2026, o céu favorece mais diálogo institucional ou disputas de poder?
João Bidu: Em um ano de Marte, que só começa dia 21 de março, discussões e agressividade são normais, razão pela qual os embates entre o pisciano Otacílio e o canceriano Juninho podem continuar, embora não me surpreenderia se eles se acertassem, pois Peixes e Câncer, ambos da Água, são signos que costumam se dar muito bem.
A disputa pelo poder deve continuar acirrada, pois a entrada de Saturno em Áries em fevereiro pode estimular. Saturno representa o poder e Áries é signo da ação, coragem, força, mas também da impulsividade e precipitação.
Atual: Mesmo após deixar a Prefeitura, Diego Singolani segue sendo um nome presente no debate político local. O mapa de 2026 indica espaço para o fortalecimento da oposição ou para a consolidação do atual governo municipal?
João Bidu: Diego também é de Peixes e em 2026 deve exercer uma oposição ainda mais ferrenha, pois a partir de 25 de abril, Urano estará em sua 4ª Casa, que representa o Legislativo. Astrologicamente, a oposição estará bem forte e incansável. O que não se pode esquecer é que Urano é um planeta que indica mudanças e certa forma favorece o diálogo, ainda mais estando em Gêmeos, o signo da comunicação.
Atual: Quais signos ou períodos de 2026 devem trazer mais oportunidades ou desafios para quem vive em Santa Cruz do Rio Pardo?
João Bidu: O ano pode trazer mais desafios do que conquistas para Santa Cruz. O ponto positivo é a entrada de Urano em Gêmeos dia 25 de abril, que pode dar um toque de modernidade e até revolucionário nas coisas ligadas à cidade. Essa influência deve favorecer o comércio e as pessoas mais jovens. Já o segundo semestre com a entrada de Júpiter na 8ª Casa Astral de Capricórnio pode ser um período de instabilidade e decisões equivocadas, motivadas principalmente pelo excesso de otimismo. Mas como Júpiter em uma energia superpostiva, nada impede que mesmo num setor astral complicado traga vitórias importantes para a cidade e de maneira inesperada. Aquário, Gêmeos, Sagitário e Leão são alguns dos signos que podem se destacar em 2026 em Santa Cruz.
