Além da estética: conheça os outros benefícios da massagem

Giovana Dal Posso
Atendendo há pouco mais de um ano em Santa Cruz, Leonora Comegno busca trazer aos seus clientes uma nova visão sobre a massagem – a de que seus benefícios vão além da estética. “Nós brasileiros não temos a cultura da prevenção. Constatei isso atendendo muitos clientes estrangeiros na minha clínica em São Paulo e analisando seus costumes com os nossos, e durante uma viagem que fiz para fora do Brasil, observei que a massagem fazia parte da rotina das pessoas daquele lugar”, conta. Ela diz que é comum deixar suas dores físicas e emocionais chegarem ao extremo, afetando a mobilidade e a flexibilidade corporal, levando ao desequilíbrio psíquico e à paralisação do corpo.
Mas como a massagem pode ajudar? Além de uma forma de tratamento, Leonora explica que a prática também pode ser preventiva. “As massagens têm o poder de estimular o corpo a ser fonte de energia renovável, ou seja, o corpo tem estruturas para se manter produtivo e energético, fornecendo disposição, ânimo e vitalidade. Elas também são capazes de reduzir dores e, em certos casos, eliminá-las. Como prevenção, tudo que é feito de bom agora será refletido lá na frente, assim como o contrário também. Por isso quando incluímos as massagens na nossa vida passamos a ter uma relação melhor com o nosso corpo. Desenvolvemos consciência corporal e passamos a entender os ‘recados’ que ele nos dá, então fazemos as pazes com ele se quisermos envelhecer com melhor qualidade de vida”, relata.
Em uma cidade cheia de atletas, o desejo da profissional é difundir que a massagem pode também ser uma grande aliada nos esportes. Segundo ela, há a massagem esportiva, criada e desenvolvida para pessoas que praticam esportes de forma recreativa, a modalidade atlética, para quem têm um ritmo intenso de atividade física, como ciclistas, nadadores, adeptos de academias e crossfit diariamente e treinos de fisiculturismo. “Atividades que exigem muito esforço físico, todos os dias, levando, consequentemente, à fadiga muscular, contraturas e lesões nos nervos, músculos, articulações e ligamentos”, complementa.
Há fatores externos que também influenciam nosso corpo, como o clima e as estações. Com a chegada das baixas temperaturas, Leonora explica que o frio “encolhe” o corpo provocando um enrijecimento da musculatura, dos tendões e dos ligamentos, estimulando mais câimbras e deixando os nervos ficam mais tensionados. “Por isso é muito importante nos mantermos bem aquecidos com roupas que aquecem e retém o calor, e claro, recomendo a não parar com a massagem nesse período porque a massagem estimula o calor interno do corpo e é uma grande aliada da redução de todos os incômodos gerados por essa estação do ano que impactam no nosso corpo”, finaliza.
Serviço
Leonora atende no estúdio KZABIO, localizado na Avenida Fabiano Pereira da Silva, 180, Vila Fabiano, em Santa Cruz do Rio Pardo. O contato pode ser feito através do WhatsApp, pelo número (14) 99185-1934. Também é possível encontrá-la no Instagram, @kzabio.